fbpx

Conselho de Administração da ALC expressa preocupação com situação da Argentina

 
Por Claudia Florentin
 
A Agência de Comunicação da América Latina e Caribe (ALC Notícias) realizou, nos dias 12 de 13 de abril, em Buenos Aires, sua reunião do Conselho de Administração em Buenos Aires. ALC Notícias é um consórcio que reúne organizações ecumênicas de países latinos e caribenhos.
 
Entre os pontos de pauta discutidos, destaque para a necessidade do desenvolvimento de estratégias que contribuam para a disputa de narrativas religiosas no contexto latino-americano e caribenho. Também se avaliou que a agenda religiosa conservadora avança a passos rápidos e, até o momento, não se tem conseguido organizar uma agenda ecumênica capaz de problematizar este avanço. Uma das formas de disseminação de valores religiosos cristãos conservadores ocorre através dos meios de comunicação. Neste sentido, as estratégias ecumênicas para contrapor o discurso hegemônico e conservador tem sido ineficiente, motivo pelo qual é estratégico que se fortaleçam os espaços ecumênicos de comunicação a fim de fortalecer as iniciativas e narrativas cristãs que se contrapõe ao fundamentalismo.
 
Neste ano, a ALC Notícias comemora 25 anos. Desde o seu surgimento até hoje, os meios de comunicação passaram por profundas transformações. As notícias circulam de forma ágil e em tempo real. Muito diferente de quando a ALC surgiu, em que as informações eram transmitidas por fax.
 
Ao final da reunião, as organizações-membro da ALC Notícias expressaram preocupação com a situação atual da Argentina, caracterizada pela recessão econômica e pela ruptura do tecido social. No país, cresceu significativamente o número de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza. 
 
“Para garantir pelo menos uma refeição diária, estas pessoas dependem dos sopões, organizados em diferentes bairros. O número de pessoas em situação de rua também aumentou, em consequência do aumento do desemprego. Em contrapartida, os modelos de produção que exploram o trabalhador e saqueiam a natureza foram fortalecidos”, declarou Claudia Florentin, assessora de comunicação da ALC Notícias.
 
O CONIC esteve representado pela secretária-geral Romi Bencke. “Foi um encontro muito propositivo, onde pudemos delinear estratégias importantes de atuação, sobretudo num contexto cada vez mais desafiador para todos e todas”, afirmou.
 
As organizações presentes na reunião, incluindo o CONIC, manifestaram, em nota conjunta, solidariedade com o povo da Argentina.