fbpx

Regional do CONIC em Minas Gerais elege nova Diretoria

 
 
Foi eleita no último sábado, 24 de novembro, a nova Diretoria do CONIC-MG para a gestão 2018-2020. A presidência ficou com o pastor presbiteriano (Igreja Presbiteriana Unida) Jorge Eduardo Diniz. "Minhas expectativas para o mandato desta nova diretoria contemplam o fortalecimento do testemunho ecumênico de cada irmã e irmão e um diálogo inter-religioso respeitoso, amoroso e tolerante, na capital mineira e em todo o interior do estado", declarou.
 
Veja como ficou o novo quadro:
 
Presidente: Reverendo Pastor Jorge Eduardo Diniz, da Igreja Presbiteriana Unida - IPU
Vice-Presidente: Pastor Nilton Giese, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
1º secretário: Diácono Amauri Dias de Moura, da Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR (diácono permanente, reeleito/reconduzido)
2º secretário: Reverendo Bernardino Ovelar Arzamendia, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB (anterior presidente)
1º tesoureiro: Luiz Ganabarino do Prado Filho, da Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR (reeleito/reconduzido - ligado aos Focolares)
2º tesoureiro: Janett Alves Teixeira, da Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR (ligada aos Focolares)
 
No Conselho Fiscal foram eleitos:
 
Titulares:
Reverendo Robert Delano de Souza da IEAB (reeleito/reconduzido)
Pastora Aneli Schwarz da IECLB (anterior vice-presidente) 
Reverendo Antônio Marcos de Souza da IPU (reeleito/reconduzido)
 
Suplentes: 
Tércia Mendes de Souza da IECLB (reeleita/reconduzida)
Reverendo Daflas Alexandre da Cruz da IPU
Maria de Fátima Cerqueira da ICAR.
 
A seguir, confira o primeiro artigo pelo Pr. Jorge Eduardo Diniz (foto abaixo) após a posse.
 
 
 
“Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros,
seguindo o exemplo de Cristo Jesus! E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa,
louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 15.5-6 NTLH
 
Em um tempo opressor de polarizações, egoísmo, intolerância, injustiças e violência, recebo das minhas irmãs e irmãos, no último sábado (24/NOV/2018), um grato desafio, presidir o Conselho Nacional de Igrejas Cristã, regional Minas Gerais – CONIC-MG. 
 
Refletindo sobre o que registrar em uma primeira mensagem, fui tomado pelo óbvio: mais do que nunca necessitamos da paciente e corajosa promoção da unidade e tolerância. Só assim o Cristo, que escolheu habitar em seu povo, se fará presente em meio à nossa sociedade.
 
Quando há unidade todos e todas são beneficiados. Pessoas unidas conseguem fazer muito mais que cada pessoa sozinha. Nosso Deus, que é comunidade unida perfeitamente na trindade, nos criou para vivermos unidos com ele e uns com os outros. Em Cristo somos membros do mesmo corpo. Qualquer membro do corpo, sem a sua completude, morre! Assim somos Igreja Mística, uma só igreja, um só corpo, um só Cabeça. Mais do que nunca necessário se faz gerar verdadeira comunhão fraterna entre as tradições cristãs e um relacionamento inter-religioso tolerante, amoroso e doador. Em Cristo, em unidade, valorizando o que temos em comum, superaremos nossas diferenças, as respeitaremos e seremos um só povo na promoção da justiça e da paz.
 
Minhas expectativas para o mandato desta nova diretoria contemplam o fortalecimento do testemunho ecumênico de cada irmã e irmão e um diálogo inter-religioso respeitoso, amoroso e tolerante, na capital mineira e em todo o interior do estado, que possam iluminar mentes e corações daqueles e daquelas que ainda estão sob à influência da névoa turva do preconceito e do individualismo, do caminho cômodo de se fechar em sua própria tradição, fazendo-se limitado e aprisionado, não se permitindo movimentar na direção de seus próprios irmãos e irmãs, negligenciando o Divino que habita na humanidade.  
 
Penso que assim poderemos ousar em sonhar com um número maior de igrejas-membros, com um comprometimento delas nos movimentos sociais, na promoção e defesa dos direitos humanos, na promoção de uma cultura de paz, de bem estar e de mesmas oportunidades para todos e todas.
 
Que Deus, Senhor nosso e do universo, seja conosco, nos abençoe e nos surpreenda com os cuidados d’Ele nesta jornada! 
 
Belo Horizonte, 26 de novembro de 2018.
Rev. Jorge Diniz
Presidente do CONIC-MG