fbpx

Águas para vida

 
ATENÇÃO - Agradecemos seu interesse no curso Águas para Vida.
Mas devido ao alto número de interessados, as inscrições foram encerradas.
Para receber informações sobre próximas edições do curso, mande um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Será realizado, de 22 de março a 5 de julho de 2019, o curso de formação Águas para vida. O curso visa fortalecer atores de fé e comunidades religiosas para atuação em defesa dos recursos naturais e o cuidado com a criação, com foco especial ao tema da água. Os participantes serão capacitados para desenvolver ações de incidência que respondam a desafios de comunidades no acesso à água e fortaleçam a atuação pela justiça socioambiental.
 
O processo de formação abordará elementos de espiritualidade, teológicos, políticos e técnicos que permitam desenvolver estratégias de incidência locais em alianças com atores das próprias comunidades e outras a nível regional e global. Com carga horária de 90 horas, a formação será certificada como curso de extensão em Direito Humano à Água pela Faculdade Unida de Vitória.
 
Público
 
A proposta está dirigida a membros de comunidades de fé e líderes religiosos/as de nível local (padres, pastores/as, diáconos/as, missionários/as no âmbito cristão, e seus equivalentes em outras tradições de fé), que tenham um respaldo institucional de suas comunidades ou instituições religiosas. 
 
Contextualização
 
O curso Águas para vida se origina a partir das estratégias definidas no Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), organizado em Brasília, de 17 a 22 de março de 2018, com participação de diversas organizações ecumênicas, religiões e espiritualidades. Durante esse evento, participantes e palestrantes foram unânimes em defender uma abordagem que reafirme água e todos os recursos naturais como um direito humano a que todos e todas tenham acesso – em contraposição à noção da natureza como mercadoria.
 
Uma das definições do Fórum foi a realização de um curso de formação para lideranças religiosas e comunitárias acerca do tema. Mobilizados e animados por essa ideia, CONIC, ACT Alliance e Christian Aid colocaram a “mão na massa” e, em parceria com o CREAS, elaboraram essa formação que agora está ao seu alcance!
 
Bom pra tod@s
 
Os aprendizados adquiridos no curso podem ser aplicados a iniciativas ou projetos de incidência de nível local desenvolvidos por organizações baseadas na fé (comunidades de fé, instituições religiosas, pastorais ou ministérios especializados) ou organizações sociais, em particular aquelas que trabalham na temática da água desde uma perspectiva de justiça, dignidade humana e respeito à Criação.
 
Ficha técnica
 
Nome do curso: Águas para a Vida
Certificação: Formação certificada como curso de extensão em Direito Humano à Água para participantes que concluam a formação com a apresentação de uma proposta final de incidência.
Área de conhecimento: Incidência público-política; Direito à água; Diaconia ecumênica.
 
Módulos:
 
0 – Apresentação
 
1 – Fé e recursos naturais
1.1. Controle de recursos naturais e desigualdade
1.2. Agua: direito humano e bem comum
1.3. O cuidado com a criação e a dignidade humana. O desafio para as comunidades de fé
 
2 – A agenda
2.1. Dimensões do problema (micro, meso e macro)
2.2 Os efeitos nas comunidades e as visões de mudança
 
3 – Os atores
3.1. O Estado
3.2. O setor privado
3.3. As organizações sociais e as comunidades de fé
 
4 – Incidência
4.1. Empoderando comunidades
4.2. Identificação de problemas
4.3. Compreender e analisar o poder
4.4. Redes, alianças e coalizões
4.5. Estratégias de comunicação
 
5 – Encerramento
Avaliação e encerramento
 
Carga horária total: 90 horas.
Calendário: 22 de março a 5 de julho de 2019.
 
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.