fbpx

CEBI-ES: preparativos para a Semana de Oração pela Unidade Cristã

 
De 02 a 09 de junho - 2019
“Procurarás a justiça, nada além da justiça!” (Dt 16,18-20)
 
O Centro de Estudos Bíblicos, regional do Espírito Santo (CEBI-ES), está se preparando para viver e celebrar a Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2019 (SOUC). Com esse objetivo o CEBI-ES, irá também realizar um Encontro de Formação sobre a SOUC 2019. O Encontro contará com a participação Pastores/a, Padre, Irmã e é aberto a todas as pessoas que desejam refletir sobre esse assunto. Ele acontecerá no dia 04 de maio, das 08h30 às 16h30, na Sala do CEBI-ES, em cima da Livraria Paulus, no Edifício Juel, sala 206, que na Rua Duque de Caxias, 121, ao lado da Escadaria Maria Ortiz, centro de Vitória
 
Uma mesa redonda abrirá o encontro, a partir das 09h, com a participação os/as seguintes líderes religiosos/as: Pe. Kélder Filgueira Brandão (Igreja Católica), Pra. Eliane Breda (Igreja Presbiteriana Unida), Pra. Claudete B. Ulrich (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), Pr. Kenner Terra (Igreja Batista); Pr. Davi Mesquiati (Igreja Assembleia de Deus) e Irmã Rita Cola (Conselho de Ensino Religioso do Espírito Santo - CONERES).
 
O Encontro continuará até à tarde e contará ainda com estudo do texto base da Semana de Oração pela Unidade Cristã e com Estudo Bíblico dos textos que farão parte do Círculos Bíblicos que estão sendo preparados pelo CEBI-ES para as diversas Igrejas Cristãs interessadas.
 
A Semana de Oração é um evento que acontece no hemisfério norte sempre na semana da Festa da Conversão de São Paulo (18 a 25 de janeiro). Já no hemisfério sul, esse movimento ecumênico de oração, é sempre realizado na semana que antecede a Solenidade de Pentecostes, que neste ano será entre 02 e 09 de junho.
 
Entre as atividades que estão sendo organizadas pelo CEBI-ES, estão a elaboração de um bloco de Círculos Bíblicos, composto por 04 encontros. Estes encontros de Círculos Bíblicos serão disponibilizados para aquelas Igrejas, Paróquias, Comunidades, Grupos ou entidades que já possuem essa prática de oração, ou que desejam fazer essa experiência ecumênica. 
 
SOUC
 
A Semana de Oração pela Unidade Cristã - (SOUC) 2019 - traz como assunto principal um texto bíblico tirado da Torá (Pentateuco), isto é, do livro do Deuteronômio 16,11-20. O texto escolhido como lema nos apresenta uma regra de vida bastante objetiva: “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16,18-20).
 
O texto-base da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2019 foi preparado por um grupo da Indonésia, representando os dez por cento de cristãos e cristãs espalhados nas 17 mil ilhas ali existentes. Esses cristãos e cristãs querem nos ajudar a lembrar que o mesmo Deus que caminhou com o povo que viveu e escreveu a Torá, é o mesmo que caminha conosco hoje.
 
Fonte: CEBI-ES
Arte: CONIC