fbpx

Presidente do CONIC participa da abertura da SOUC em Blumenau

 
Na noite deste domingo, 2 de junho, teve início a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Em Blumenau, Santa Catarina, a celebração de abertura da SOUC foi realizada na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Vila Nova, e contou com a presença do presidente do CONIC, pastor Inácio Lemke. Além dele, estavam presentes representantes das igrejas Católica Apostólica Romana (ICAR), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
 
 
A homilia da noite ficou por conta do pastor sinodal Guilherme Lieven (IECLB). Fazendo alusão ao tema da Semana, que é baseado em Deuteronômio 16.11-20, Lieven afirmou que precisamos olhar com coragem e honestidade para nós mesmos, fixando olhar em Cristo, e perguntando: “Como eu quero justiça se eu mesmo sou injusto?”. Em seguida, fez um apelo muito oportuno à assembleia atenta: “Vamos dizer não para aquilo que engana, para aquilo que divide, para aquilo que mata”.
 
Testemunho
 
Um dos momentos mais especiais da noite – entre tantos – foi o testemunho do pastor Hugo Westphal (IECLB). Ele dividiu com os presentes, já no fim da celebração, trechos de sua vida em que o ecumenismo veio “à flor da pele”, pontuou desafios enfrentados ao longo da caminhada e destacou a antiga amizade com o Padre Raul Kestring. 
 
 
Apresentação do CONIC
 
O pastor Inácio Lemke, num dos momentos da celebração, teve a oportunidade de falar sobre o CONIC. Em resumo, ele informou quais são as igrejas-membro e pontuou brevemente os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho. Outra informação compartilhada foi a de que, em 2021, a Campanha da Fraternidade será Ecumênica.