Notícias

Carta aberta da URI contra a violência e a intolerância religiosa

 
A Iniciativa das Religiões Unidas (URI), presente em 110 países com 1.000 Círculos de Cooperação, vem a público para se opor veementemente a todos os atos de violência e em particular os que ferem o livre exercício de práticas religiosas e ou espirituais, de tradições africanas, indígenas e demais convicções de qualquer natureza, na forma e onde quer que sejam praticadas.
 
A Constituição brasileira garante o direito à livre escolha de culto de cada cidadão. Sendo o Brasil um Estado laico, assim mesmo temos assistido desde ofensas, agressões físicas até a interdição e derrubada de templos. Intolerância espalhada inclusive por alguns meios de comunicação. Aproveitamos para manifestar nossa preocupação em relação à liberação de mais armas no país. 
 
Temos que estar atentos aos discursos de ódio contra religiões afro-brasileiras, ou quaisquer outras tradições religiosas, com pautas morais conservadoras e/ou agressivas que têm alcançado todos os níveis da política brasileira.
 
Em nível mundial, achamos oportuno trazer a voz do Diretor Executivo da URI Global, Victor Kazanjian, que diante dos vários atentados ocorridos a templos religiosos em março de 2019, enviou a seguinte mensagem:
 
“Conclamamos a todas as pessoas do mundo a condenar esses atos de ódio e também a responsabilizar os líderes em todos os países cuja retórica divisiva e desumanizadora cria um clima que tolera e incentiva o preconceito e o ódio que se manifesta de muitas formas. Neste momento de inquietação, abrimos nossos corações liberando o poder de nosso amor, conectando-nos uns aos outros em laços inquebrantáveis de relacionamento e permitindo-nos construir e reconstruir comunidades que finalmente se fortalecem com a beleza de nossa diversidade”.
 
É hora de nos unirmos para transformar essa realidade!
“Somos os frutos de uma só árvore e as folhas de um único ramo”
 
O Estado é laico, o Brasil e o Planeta são sagrados e todos queremos paz!
 
URI – Iniciativa das Religiões Unidas
Julho/2019

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?