fbpx

Lideranças cristãs se reúnem no Mosteiro Mor Aphrem, na Síria

 
Patriarcas cristãos tiveram um encontro, no início deste mês de agosto, no Mosteiro Mor Aphrem, em Maaret Saidnaya, zona rural de Damasco. Uma das igrejas-membro do CONIC, a Sírian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), esteve representada na atividade.
 
Ao fim do encontro, foi emitida uma declaração:
 
Declaração do Encontro dos Chefes das Igrejas Cristãs 
 
Após o convite de Sua Santidade Mor Inácio Aphrem II, Patriarca de Antioquia e todo o Oriente e Supremo Chefe da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, e com a participação de suas Beatitudes Patriarca João X, Patriarca Ortodoxo Grego de Antioquia e Todo o Oriente, e Patriarca Joseph Absi Patriarca católico-melquita de Antioquia e todo o Oriente, Alexandria e Jerusalém, os chefes das igrejas cristãs de Damasco reuniram-se no mosteiro de Mor Aphrem em Maarat Saydnaya - Síria, na presença de Sua Eminência Cardeal Mario Zenari, Núncio Apostólico em Síria. 
 
Os padres presentes discutiram a situação geral na região e os efeitos dos últimos anos de crise sobre os povos da região em geral, e os cristãos em particular cujo número está diminuindo em um ritmo alarmante devido à migração. 
 
Os cristãos são um componente essencial dos tecidos nacionais da região. Ao longo dos séculos, eles mantiveram presença contínua e desempenharam um modelo de cidadãos ativos que observam plenamente seus deveres e responsabilidades. Os participantes afirmaram a necessidade de permanecerem firmemente ligados à terra dos antepassados, apesar das terríveis circunstâncias, para que permaneçam o sal desta terra e sua luz. 
 
Eles rezaram pelo retorno seguro dos dois arcebispos raptados de Aleppo: Boulos Yaziji e Mor Gregorius Youhanna Ibrahim. No que diz respeito à situação na Síria, os pais aclamaram a vitória da liderança, do exército e do povo da Síria sobre o terrorismo, que visa enfraquecer e dividir a Síria; eles enfatizaram a unidade do povo sírio e sua solidariedade com seu estado e suas instituições legítimas. 
 
Destacaram a importância da participação de todos os componentes do povo sírio na elaboração de uma visão comum para o futuro de seu país, dentro de um Estado estabelecido sobre os fundamentos da democracia, o Estado de Direito, a cidadania igual e o respeito à diversidade. 
 
Eles também enfatizaram a unidade da Síria, seu povo e sua integridade territorial, do Golã Sírio à Jazira Síria. Sua Santidade, Bem-aventuranças e Eminências parabenizaram seus irmãos e irmãs muçulmanos por ocasião do Eid Al-Adha, e oraram pela paz na Síria para que todos os cidadãos sírios vivam em paz, segurança e prosperidade.
 
 
Fotos: ISOA