fbpx

Protestante, Irlanda do Norte pode ter maioria católica em 2021

 
O que cem anos atrás parecia algo impensável na Irlanda do Norte poderá se tornar realidade em pouco tempo: o número de católicos deve ultrapassar o de protestantes em 2021. Historicamente, os católicos lutaram pela independência da Irlanda, enquanto os protestantes – a maior parte presbiterianos – se congregaram no norte da ilha, optando por manter os laços com o Reino Unido.
 
Segundo o último censo, realizado em 2011, os protestantes superavam os católicos em 3%. Os números mais recentes mostram que em todas as faixas etárias os católicos superam os protestantes, exceto entre os maiores de 60 anos. Já entre as crianças em idade escolar, a diferença é maior: 51% delas são católicas e 37% protestantes.
 
Segundo o doutor Paul Nolan, que estuda tendências sociais da Irlanda do Norte, isso não significa que o país deva se preparar para novos anseios de independência do Reino Unido. As disputas religiosas foram, por muito tempo, parte da história da Irlanda do Norte, que incluíram enfrentamentos entre católicos e protestantes entre as décadas de 1960 e 1990.
 
CONIC com agências
Foto: Catedral de São Patrício, Irlanda do Norte