fbpx

IECLB: Simpósio sobre agrotóxicos e a Criação de Deus

 
Entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, aconteceu em Foz do Iguaçu/PR o Simpósio Agrotóxicos e a Criação de Deus. O evento foi organizado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e pela Igreja Evangélica Luterana na Baviera (ELKB). Além da delegação bávara e dos representantes da Presidência, Secretaria Geral e do Conselho da Igreja, participaram também representantes dos sínodos da IECLB.
 
O primeiro dia do Simpósio foi marcado por contribuições da Igreja da Baviera. Hans-Martin Gloël, Secretário de Ecumenismo e Responsabilidade Global do Departamento de Ecumenismo e Vida Eclesiástica, discursou sobre o papel das Igrejas para a preservação da criação. Walter Schnell, Vice-Presidente do Concílio da ELKB e prefeito de uma cidade da Baviera, falou sobre utilização do solo e biodiversidade. Friederike Deeg, Secretária para América Latina da Mission EineWelt, apresentou a campanha Creation not for Sale e o tema bianual da ELKB, "A diversidade de Deus - Habitat para todas as criaturas".
 
No segundo dia, o Prof. Dr. Valdecir José Zonin e o Prof. Dr. Antônio Inácio Andrioli, ambos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), falaram sobre a expansão do agronegócio e da monocultura, sobre a utilização de sementes transgênicas e de agrotóxicos no Brasil. Os professores apresentaram informações e dados significativos que possibilitaram ter uma visão geral do assunto. Questões relacionadas com a saúde humana e a biodiversidade foram também apresentadas. A partir das apresentações ficou evidente a necessidade de refletir mais sobre o assunto, especialmente considerando a nossa confissão de fé no Deus criador e a nossa responsabilidade de cuidar da Criação de Deus.
 
No terceiro dia, Jhony Alex Luchmann e Vilmar Saar falaram sobre iniciativas de produção e certificação de produtos da agroecologia coordenadas pelo CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia). Falou-se sobre a importância da preservação das culturas locais, do comércio regional e da boa alimentação. A Campanha Comida boa na mesa, concebida pelo CAPA, é um exemplo do compromisso com a vida digna e com a Criação de Deus.
 
Consulta IECLB e Igreja Evangélica Luterana na Baviera
 
A cada dois anos acontece um encontro entre a IECLB e a  ELKB. O encontro, denominado de Consulta, ou Konsultation, tem por finalidade reforçar os laços de parceria e o trabalho conjunto das duas Igrejas. Neste ano, a Consulta aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Este ano, nos dias 27 e 28 de setembro foi realizada uma reunião restrita às delegações das duas igrejas. Participaram representantes da Presidência, Secretaria Geral e do Conselho da Igreja da IECLB. A delegação bávara era composta pelo Vice-Presidente do Concílio da Igreja da Baviera, por representantes do Departamento de Ecumenismo e Vida Eclesiástica e da Secretária de América Latina (Mission EineWelt). Nesta parte da consulta foram relatadas as prioridades nos últimos dois anos, refletiu-se sobre a situação atual, focos e desafios das duas igrejas. Também foram tratadas questões de pessoal e de formação, projetos missionários e acordos de parceria.
 
De 29 de setembro a 1 de outubro foi a vez do Simpósio sobre agrotóxicos e a Criação de Deus.
 
Fonte: IECLB
Foto: Michael Martin