fbpx

CNBB divulga ações que impulsionaram o ecumenismo em 2019

 
Muitas ações da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) buscaram impulsionar esta dimensão da ação da Igreja no Brasil em 2019. Veja abaixo as principais realizações da Comissão.
 
FEVEREIRO
 
Simpósio Ecumênico
 
Neste mês, a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB promoveu, de 1 a 3, o Simpósio Ecumênico cujo tema foi: “O Espírito e a Igreja: perspectivas do diálogo católico-pentecostal”. O evento, que aconteceu, em Sorocaba (SP), refletiu sobre a dimensão ecumênica do diálogo, um dos maiores desafios  institucionais na atualidade dentro das igrejas, não somente a católica como as pentecostais.
 
Encontro Inter-Religioso no Founder’s Memorial, em Abu Dhabi
 
Neste mesmo mês, aconteceu o Encontro Inter-Religioso no Founder’s Memorial, em Abu Dhabi, do qual o papa Francisco participou. O bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Francesco Biasin, até então presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, definiu o encontro como um evento que “constitui ‘um passo à frente’ nas relações” entre o catolicismo e o mundo muçulmano sunita.
 
ABRIL
 
Reunião da Comissão Bilateral de Diálogo Católico-Luterano
 
 
A Comissão Bilateral de Diálogo Católico-Luterano esteve reunida dia 9 de abril na Igreja Evangélica de Confissão Luterano no Brasil, em Porto Alegre (RS). Os participantes destacaram o profundo sentimento de comunhão que marcou o encontro da Comissão com uma história de mais de meio século.  “Ecumenismo é profecia, voa nas asas do Espírito”, foi uma das afirmações feitas na abertura. Dentre os assuntos tratados esteve o histórico da Campanha da Fraternidade, a CF de 2019 e uma consulta sobre a continuidade da CF ter caráter ecumênico. O tema do ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para 2019 foi igualmente apresentado.
 
MAIO
 
Seminário Diversidade Reconciliada na Mesa Comum
 
DE 28 a 30 de maio, na casa Sagrada Família, em São Paulo, SP, realizou-se o Seminário Diversidade Reconciliada na Mesa Comum motivando a abertura da XVIII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Na ocasião, dom Manoel João Francisco, eleito novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da CNBB, enviou cumprimentos por parte da Comissão e agradeceu “os esforços expedidos e os trabalhos realizados pela atual diretoria, ao mesmo tempo que saúda com vibração a diretoria que deverá ser eleita”.
 
JUNHO
 
Semana de Oração pela Unidade Cristã
 
O bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Manoel João Francisco, ofereceu o seu espaço de artigos no portal da conferência às respostas de uma entrevista sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã, que aconteceu em junho até a véspera da solenidade de Pentecostes. Dom Manoel refletiu sobre o tema escolhido para esta Semana de Oração pela Unidade Cristã “Procurarás a Justiça, nada além da Justiça” (Dt 16,18-20): “Foi escolhido pelas Igrejas da Indonésia preocupadas com o crescimento econômico de seu país, que se desenvolveu animado pela lógica da concorrência, deixando muitos na pobreza extrema e permitindo o enriquecimento exagerado de apenas alguns”.
 
SETEMBRO
 
20 anos da Declaração conjunta sobre a Doutrina da Justificação
 
Antecipando-se aos 20 anos da declaração conjunta sobre a Doutrina da Justificação, que se comemora no próximo dia 31 de outubro, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), do qual a CNBB faz parte, realizou uma celebração ecumênica dia 4/9, na sede da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Brasília.  O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, e o bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo, dom Manoel João Francisco, entre outros representantes católicos, participaram da celebração.
 
Reunião do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
 
Dia 27 de setembro foi realizada, na Casa da Reconciliação, em São Paulo, a reunião do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso (GREDIRE). O grupo auxilia e apoia a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  Dom Manoel João Francisco, presidente da comissão eleito na 57ª Assembleia Geral da CNBB, juntamente com dom Teodoro Mendes Tavares e dom Zanoni Demettino Castro, contextualizou sobre as atribuições da Comissão e do Gredire, bem como seus novos desafios que incluem a elaboração do plano quadrienal (2020 a 2023) e inclusão de novos membros ao grupo, sobretudo da região norte do País.
 
NOVEMBRO
 
Concurso para o Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã
 
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), do qual a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil faz parte, torna pública a realização do Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2020. A SOUC é um evento que ocorre em todo o Brasil e tem por objetivo propor a reflexão e o diálogo sobre a importância da unidade cristã (Jo 17:21). O tema da edição 2020 será: “Gentileza gera gentileza” (Cf. At 28:2).
 
Encontro da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico
 
“Porque eterno é o seu amor”. A frase do Salmo 136 aparece tanto na Torá, o livro sagrado dos judeus, quanto no Velho Testamento da Bíblia católica. E foi assim, alternando expressões em hebraico e em português, que o cântico de louvor ao Senhor foi recitado por 16 integrantes das duas religiões, em Porto Alegre. O encontro foi da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico, da qual a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz parte. O encontro ocorreu em Porto Alegre (RS), dia 25 de novembro, com o tema “Construindo pontes numa sociedade indiferente”. O evento teve o objetivo de propor o diálogo e a construção de pontes em um mundo que está cada vez mais violento e egoísta. A reunião ocorreu na sede da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra).
 
DEZEMBRO
 
Simpósio Ecumênico
 
O ano terminou com a Comissão abrindo as inscrições para o Simpósio Ecumênico que se realizará de 31 de janeiro a 2 de fevereiro deste novo ano, no Centro de Convivência Mãe do Bom Conselho, em Jundiaí (SP). O tema desta edição é: “Violência em nome de Deus? Em tempos de ódio, injustiça e indiferença, educar para a paz”.
 
CNBB
Fotos: Reprodução CNBB/CONIC