fbpx

18 a 25 de janeiro: SOUC no hemisfério Norte já começou

Começou neste sábado, 18 de janeiro, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) no hemisfério Norte. Por lá, o período tradicional para a SOUC é de 18 a 25 de janeiro, de modo a coincidir com o tempo das festas de São Pedro e São Paulo. No hemisfério Sul, as Igrejas celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes, que este ano será de 24 a 31 de maio.
 
A reflexão proposta para as igrejas de todo o mundo foi preparada por comunidades cristãs do de Malta, a partir do relato bíblico do naufrágio de Paulo (Atos 28).
 
Contexto
 
A história começa com Paulo sendo levado a Roma como prisioneiro (At 27:1). Paulo está preso, mas mesmo numa viagem que se torna perigosa, a missão de Deus continua através dele.
 
A narrativa é um clássico drama da humanidade. O relato informa que os passageiros do navio estão expostos às forças dos mares e das poderosas tempestades que se erguem ao seu redor. Essas forças os levam a um território desconhecido, onde estão perdidos e sem esperança. 
 
As 276 pessoas a bordo são divididas em grupos distintos. 
 
O centurião e seus soldados têm poder e autoridade, mas dependem da perícia e da experiência dos marinheiros. Embora todos estejam assustados e vulneráveis, os prisioneiros são os mais vulneráveis de todos. Suas vidas são consideradas dispensáveis, eles estão em risco de uma execução sumária (At 27:42). À medida em que a história se desenvolve, sob pressão e temendo por suas vidas, vemos desconfiança e suspeita ampliando as divisões entre os diferentes grupos.
 
Notavelmente, porém, Paulo se ergue como um centro de paz no tumulto. Ele sabe que sua vida não é governada por forças indiferentes ao seu destino, mas está segura nas mãos do Deus a quem ele pertence e serve (At 27,23). Por causa de sua fé, ele está confiante de que se erguerá diante do imperador em Roma. É a força da fé que encoraja Paulo a se erguer diante de seus companheiros de viagem e dar graças a Deus. Todos passam a ficar encorajados. Seguindo o exemplo de Paulo, eles partilham pão, unidos numa nova esperança e confiando em suas palavras.
 
Atualidade
 
“Hoje, muitas pessoas enfrentam terrores semelhantes, nesses mesmos mares. Os lugares mencionados no texto também fazem parte das histórias de migrantes de tempos modernos”, lê-se na reflexão, publicada em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas.
 
Oriente Médio
 
 
No último domingo, 19, cristãos sírios ortodoxos, bizantinos, católicos romanos, entre outros, se reuniram com lideranças de diversas igrejas cristãs, em Beirute, no Líbano, para a abertura da SOUC naquele país. A cerimônia foi presidida pelo SS Inácio Aphren II Karin, Sumo Pontífice da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), igreja-membro do CONIC, e por SB Mor Ignatius Youssef III, da Igreja Católica. A solenidade foi na Catedral Ortodoxa de Beirute.
 
Europa
 
 
No dia 18, sábado, jovens de diferentes igrejas cristãs fizeram uma Vigília Ecumênica na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, Portugal, e desafiaram as sociedades a “acolher com humanidade” quem “confia a vida” a outra pessoa e decide emigrar ou procurar refúgio.
 
CONIC com Agência Ecclesia / ISOA
Fotos: ISOA / Agência Ecclesia