fbpx

A busca da unidade ao longo de todo o ano

 
A busca da unidade ao longo de todo o anoPromovido mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI)Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. 
 
No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.
 
No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
 
Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21).
 
Clique aqui e baixe a logomarca da Semana.
 

Semana de Oração (SOUC), edição 2020

 
CARTA DAS IGREJAS-MEMBRO
 
Carta das Igrejas-Membro do CONIC sobre a Semana de Oração 2020 (em construção)
 
PERÍODO
 
De 24 a 31 de maio de 2020.
 
TEMA
 
"Gentileza gera Gentileza", inspirado na passagem de Atos 28:2 - relato em que Paulo é gentilmente acolhido após um naufrágio.
 
 
O cartaz deste de 2020 foi enviado pela Lílian Santos Gomes, 35 anos, moradora de Porto Alegre-RS. Na arte, vemos mãos de acolhida - representando todos os povos - circundando a peça. Ao centro, temos um bote com migrantes e um barco a acolhê-los, numa alusão às muitas ONGs que, hoje, fazem esse trabalho de resgate no Mar Mediterrâneo e em outras localidades. Corações aquecidos e pombas brancas da paz, que também representam o Espírito Santo, são os outros componentes do desenho... que taz em si o tema da SOUC 2020: Gentileza gera Gentileza.
 

A busca da unidade ao longo de todo o anoPromovido mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI)

 
INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2020
 
"Gentileza gera Gentileza"
(Cf.: Atos 28:2)
 
Os materiais para a Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2020 foram preparados pelas Igrejas cristãs em Malta. Todos os anos, em 10 de fevereiro, muitos cristãos da ilha celebram a festa do naufrágio do apóstolo Paulo, destacando e agradecendo a chegada da fé cristã nesse território. A leitura de Atos usada na festa este ano foi o texto escolhido para a SOUC 2020.
 
A história começa com Paulo sendo levado a Roma como prisioneiro (At 27:1). Paulo está preso, mas mesmo numa viagem que se torna perigosa, a missão de Deus continua através dele.
 
A narrativa é um clássico drama da humanidade. O relato informa que os passageiros do navio estão expostos às forças dos mares e das poderosas tempestades que se erguem ao seu redor. Essas forças os levam a um território desconhecido, onde estão perdidos e sem esperança. 
 
As 276 pessoas a bordo são divididas em grupos distintos. 
 
O centurião e seus soldados têm poder e autoridade, mas dependem da perícia e da experiência dos marinheiros. Embora todos estejam assustados e vulneráveis, os prisioneiros são os mais vulneráveis de todos. Suas vidas são consideradas dispensáveis, eles estão em risco de uma execução sumária (At 27:42). À medida em que a história se desenvolve, sob pressão e temendo por suas vidas, vemos desconfiança e suspeita ampliando as divisões entre os diferentes grupos.
 
Notavelmente, porém, Paulo se ergue como um centro de paz no tumulto. Ele sabe que sua vida não é governada por forças indiferentes ao seu destino, mas está segura nas mãos do Deus a quem ele pertence e serve (At 27,23). Por causa de sua fé, ele está confiante de que se erguerá diante do imperador em Roma. É a força da fé que encoraja Paulo a se erguer diante de seus companheiros de viagem e dar graças a Deus. Todos passam a ficar encorajados. Seguindo o exemplo de Paulo, eles partilham pão, unidos numa nova esperança e confiando em suas palavras.
 
Esta experiência de confiança aponta para o tema principal dessa passagem: a providência divina. Foi decisão do centurião navegar em tempo ruim. Entretanto, durante a tempestade, os marinheiros é que devderiam decidir como conduzir o navio para garantir segurança à tripulação. Com o agravamento da situação, os planos dos marinheiros precisaram ser alterados. A única alternativa possível seria permanecer juntos e permitir que o navio naufragasse. Estão à deriva, nas mãos de Deus. Foram salvos pela divina providência. O navio e toda a sua valiosa carga se perderam, mas todas as vidas foram salvas.
 
Esse grupo de pessoas diversas, e em conflito, desembarca em uma ilha (At 27:26). Tendo sido jogados juntos pelo mesmo navio, chegam ao mesmo destino. Lá, são recebidos com muita hospitalidade e amorosidade pelos nativos da ilha, que desconheciam os conflitos internos do grupo náufrago. Ao se unirem ao redor do fogo, cercados por um povo que nem os conhece nem os compreende, diferenças de poder e posição social se esvaem. Os 276 náufragos não estão mais na dependência de forças indiferentes, mas envolvidos pela amorosa previdência de Deus, que se revela através de um povo que os acolheu com uma “Gentileza fora do comum” (At 28:2). Com frio e molhados, eles podem se aquecer e secar perto do fogo. Com fome, recebem comida. São abrigados até que seja seguro para eles continuar a viagem. É uma Gentileza capaz de transformar qualquer conflito e animosidade.
 
PARTICIPAÇÃO NA SOUC 2020 E SUBSÍDIOS
 
Organize seus grupos de oração, estudos bíblicos. Experimente orar e viver ecumenicamente. Participe da Semana de Oração pela Unidade Cristã.
 
Para adquirir os materiais, basta encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o número de cadernos que deseja. É importante que no e-mail estejam informações como CNPJ ou CPF de quem encomenda e endereço para emissão de boleto bancário. O boleto será emitido para pedidos acima de 10 cadernos. Quem desejar menos de 10 cadernos terá que realizar depósito bancário na conta:
 
Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4
 
O preço do caderno é R$ 5,00 (a unidade). Neste valor estão inclusos frete e despesas com Correios. A cada dez cadernos encomendados, será enviado um cartaz da Semana. O cartaz também ficará liberado para download aqui aqui neste link (em JPG - alta resolução), ou neste link (em PDF - alta resolução).

 

OFERTA DA SEMANA DE ORAÇÃO

 

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.

 

Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

 

Conta para depósito da coleta:

Banco Bradesco

Agência: 0606-8

Conta Poupança: 112.888-4

Sempre que possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23.

 

TEMA DAS SEMANAS DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ - DE 1968 a 2018
 
Em 1968, materiais preparados em conjunto pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas e pelo pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos foram usados pela primeira vez.
 
1968 - Para o louvor de sua glória (Efésios 1,14).
 
1969 - Chamados à liberdade (Gálatas 5,13) | Encontro preparatório em Roma, Itália.
 
1970 - Somos colaboradores de Deus (1 Coríntios 3,9) | Encontro preparatório no monastério de Niederaltaich, na República Federal Alemã.
 
1971 -  ... e a comunhão do Espírito Santo (2 Coríntios 13,13).
 
1972 - Eu vos dou um novo mandamento (João 13,34) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1973 - Senhor, ensina-nos a orar (Lucas 11,1) | Encontro preparatório no mosteiro de Montserrat, Espanha.
 
1974 - Que toda língua confesse: Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2, 1-13) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1975 - Plano de Deus: todas as coisas em Cristo (Efésios 1,3-10) | Material de um grupo australiano. Encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1976 - Seremos como Ele (João 3,2) ou Chamados a ser o que somos | Material da Conferência Caribenha de Igrejas; encontro preparatório em Roma, Itália.
 
1977 - A esperança não nos decepciona (Romanos 5,15) | Material do Líbano, no meio de uma guerra civil; encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1978 - Não sois mais estrangeiros (Efésios 2,13-22) | Material de uma equipe ecumênica em Manchester, Inglaterra.
 
1979 - Servi uns aos outros para a glória de Deus (1 Pedro 4,7-11) | Material da Argentina; encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1980 - Que venha o teu Reino! (Mateus 6,10) | Material de um grupo ecumênico em Berlim, República Democrática Alemã; encontro preparatório em Milão.
 
1981 - Um Espírito – muitos dons – um só corpo (1 Coríntios 12,3b-13) | Material dos Graymoor Fathers, USA; encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1982 - Que todos estejam na tua casa, Senhor (Salmo 84) | Material do Quênia; encontro preparatório em Milão, Itália.
 
1983 - Jesus Cristo - a Vida do mundo (1 João 1,1-4) | Material de um grupo ecumênico na Irlanda; encontro preparatório em Céligny, Suíça.
 
1984 - Chamados a ser um pela cruz de nosso Senhor (1 Coríntios 2,2 e Colossenses 1,20) | Encontro preparatório em Veneza, Itália.
 
1985 - Da morte à vida com Cristo (Efésios 2,4-7) | Material da Jamaica; encontro preparatório em Grandchamp, Suíça.
 
1986 - Vós sereis minhas testemunhas (Atos 1,6-8) | Material da Iugoslávia - Eslovênia ; encontro preparatório na Iugoslávia.
 
1987 - Unidos em Cristo – uma nova criação (2 Coríntios 5,17 a 6,4a) | Material da Inglaterra; encontro preparatório em Taizé, França.
 
1988 - O amor de Deus afasta o medo (1 João 4,18) | Material da Itália; encontro preparatório em Pinerolo, Itália.
 
1989 - Construindo a comunidade: um só corpo em Cristo (Romanos 12,5-6a) | Material do Canadá; encontro preparatório em Whaley Bridge, Inglaterra.
 
1990 - Que todos sejam um... para que o mundo creia (João 17) | Material da Espanha; encontro preparatório em Madri, Espanha.
 
1991 - Louvai ao Senhor, todas as nações (Salmo 117 e Romanos 15,5-13 | Material da Alemanha; encontro preparatório em Rotenberg an der Fulda, República Federal da Alemanha.
 
1992 - Estou convosco sempre... Ide, portanto. (Mateus 28,16-20) | Material da Bélgica; encontro preparatório em Bruges, Bélgica.
 
1993 - Dando frutos no Espírito para a unidade cristã (Gálatas 5,22-23) | Material do Zaire; encontro preparatório em Zurich, Suíça.
 
1994 - A casa de Deus: chamados a ser um no coração e na mente (At 4,23-37) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Dublin, República da Irlanda.
 
1995 - Koinonia: comunhão em Deus e uns com os outros (João 15,1-17) | Material de Fé e Ordem; encontro preparatório em Bristol, Inglaterra.
 
1996 - Eis que estou à porta e bato (Apocalipse 3, 14-22) | Material de Portugal; encontro preparatório em Lisboa, Portugal.
 
1997 - Em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus (2 Coríntios 5,20) | Material do Conselho Ecumênico Nórdico; encontro preparatório em Estocolmo, Suécia.
 
1998 - O Espírito socorre a nossa fraqueza  (Romanos 8,14-27) | Material da França; encontro preparatório em Paris, França.
 
1999 - Deus habitará com eles. Será seu Deus e eles serão seu povo (Apocalipse 21,1-7) | Material da Malásia; encontro preparatório no mosteiro de Bose, Itália.
 
2000 - Louvado seja Deus, que nos abençoou em Cristo (Efésios 1,3-14) | Material do Conselho de Igrejas do Oriente Médio; encontro preparatório em La Verna, Itália.
 
2001 - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14,1-6) | Material da Romênia; encontro preparatório em Vulcan, Romênia.
 
2002 - Em ti está a fonte da vida (Salmo 36,5-9) | Material do CEEC e CEC; encontro preparatório perto de Augsburg, Alemanha.
 
2003 - Trazemos este tesouro em vasos de argila (2 Coríntios 4,4-18) | Material das Igrejas da Argentina; encontro preparatório em Los Rubios, Espanha.
 
2004 - Eu vos dou a minha paz (João 14,23-31 e João 14,27) | Material de Aleppo, Síria; encontro preparatório em Palermo, Sicília.
 
2005 - Cristo, o único fundamento da Igreja (1 Coríntios 3,1-23) | Material da Eslováquia; encontro preparatório em Piestany, Eslováquia.
 
2006 - Quando dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles (Mateus 18,18-20) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Prosperous, Co. Kildare, Irlanda.
 
2007 - Ele faz os mudos falarem e os surdos ouvirem (Marcos 7,31-37) | Material da África do Sul; encontro preparatório em Faverges, França.
 
2008 - Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5, 12a. 13b- 18) | Material dos USA; encontro preparatório em Graymoor, Garrison, EUA.
 
2009 - Unidos em tua mão (Ezequiel 37, 15-28) | Material da Coréia; encontro preparatório em Marselha, França.
 
2010 - Vós sois testemunhas disso (Lucas 24,48) | Material da Escócia; encontro preparatório em Glasgow, Escócia.
 
2011 - Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. (Cf Atos 2,42) | Material da Jerusalém; encontro preparatório em Saydnaya, Síria.
 
2012 - Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo (cf 1 Coríntios 15, 51-58) | Material da Polônia; encontro preparatório realizado em Varsóvia, Polônia.

Acervo do CONIC

Semana de Oração, edição 2013:
 
Semana de Oração, edição 2014:
 
Semana de Oração, edição 2015:
 
Semana de Oração, edição 2016:
 
Semana de Oração, edição 2017:
 
Semana de Oração, edição 2018:
 
Semana de Oração, edição 2019:
 
Semana de Oração, edição 2020: