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Boas práticas CFE: formação ecumênica e inter-religiosa

 
O CESEEP realiza anualmente o Curso Latino-americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Seu objetivo é oferecer fundamentação nos campos da bíblia, teologia e espiritualidade, para embasar e animar a caminhada ecumênica e do diálogo inter-religioso, através de caminhos concretos para se conhecer a vida das diferentes Igrejas cristãs e das distintas religiões, vivenciar suas espiritualidades, criar laços de afeto e estabelecer campos de cooperação.
 
O público-alvo são lideranças religiosas de comunidades e de organismos ecumênicos, professores de ecumenismo, estudantes de teologia, pesquisadoras/es das igrejas, religiões e espiritualidades, professoras/es de ensino religioso e pessoas com abertura e sensibilidade para o diálogo entre as tradições cristãs e com as outras religiões.
 
Por ser um Centro ecumênico, todos os cursos do CESEEP incluem, como tema transversal, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Aborda-se a história, a teologia e as práticas do movimento ecumênico e macro ecumênico, seus desafios na atualidade, para aprofundar o diálogo e a cooperação entre as Igrejas e as religiões; eliminar a pobreza e as desigualdades; banir o racismo e as discriminações de gênero; promover o diálogo e a cooperação para superar conflitos e alcançar a paz e face à grave crise ambiental, garantir a integridade da criação pelo cuidado com nossa Casa comum.
 
Ao lado do tratamento transversal do tema em todos os seus cursos, o CESEEP criou um curso específico de ecumenismo, no intuito de qualificar nesse campo pessoas de diferentes países e regiões do Brasil.
 
Posteriormente, para responder a muitas questões e demandas que extrapolavam o campo das igrejas cristãs, o curso foi desdobrado em dois módulos. Num ano, o foco principal continuou sendo o ecumenismo e no ano seguinte, privilegiou-se o diálogo inter-religioso.
 
O curso tem presente a importância e a necessidade de se conhecer a história das igrejas cristãs, sua teologia, práticas litúrgicas e atuação social, em sua busca de unidade na diversidade e da ampliação dos espaços de cooperação, em favor do bem comum. O mesmo espírito preside o curso voltado para as religiões não cristãs. Sempre se toma em conta também a importância de se conhecer as experiências de espiritualidade e de celebrações nas diferentes igrejas e religiões, num processo de conhecimento de seus espaços celebrativos e de seus ritos.
 
A metodologia do curso toma por base os princípios da Educação Popular, com destaque para o respeito pelo conhecimento de cada religião com suas diferentes formas de expressar a espiritualidade e o diálogo, construído na horizontalidade, com pequenos passos possíveis de articulação e de realização, em conjunto, de ações em favor do bem comum.
 
O curso tem, atualmente, a duração de 15 dias e este tempo é dividido entre momentos de estudos, de reflexão individual e coletiva, de momentos celebrativos internos com as/os cursistas e de momentos de vivência da espiritualidade e/ou de ritos celebrativos das diferentes igrejas e religiões nos seus locais de culto.
 
Os momentos de estudo e reflexão são assessorados sempre por lideranças e estudiosos dessas diferentes Igrejas e religiões. Procura-se trazer para dentro do curso, não apenas as informações sobre cada uma delas, mas também o testemunho de cada assessora e assessor em relação à sua prática religiosa e vivência espiritual.
 
A cada ano, o estudo é realizado em confronto com algum desafio específico para o movimento ecumênico e a sociedade: em 2018, Religiões e o cuidado com a Casa Comum; em 2019, Ecumenismo como promotor de diálogo, reconciliação e paz. Para 2020, estava previsto o tema Diálogo Inter-Religioso: resistir à violência e promover a paz. O tema de cada ano é precedido de uma análise de conjuntura sociopolítica e econômica e eclesial. Situa-se a reflexão temática proposta para o curso num tempo histórico, com suas dores e alegrias, bem como com seus desafios em relação ao trabalho que se pretende, em conjunto com as diferentes igrejas e religiões, em favor de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
 
Os momentos de vivência da espiritualidade ou de celebrações, realizados nos espaços próprios de cada Igreja ou Religião, são cuidadosamente preparados, num processo metodológico que pressupõe conhecer, respeitar quem abre a sua casa para a vivência e estar aberto a novas aprendizagens.
 
A coordenação do curso apresenta às/aos cursistas, antes de cada visita, os elementos básicos e preceitos daquela igreja ou religião, bem como sua forma de celebrar. A visita é agendada e a vivência ocorre no formato preparado pelas/os anfitriãs/ãos daquele espaço aberto para receber as/os cursistas.
 
Normalmente, estes encontros acontecem em clima de oração, mas também de festa, de partilha e de convivência amorosa, na generosidade de quem acolhe e na humildade que quem é acolhida/o.
 
Na volta ao curso, retoma-se a reflexão acerca do que foi vivenciado em cada visita.
 
Retomando a programação dos últimos anos, pode-se notar a experiência vivida em vários espaços religiosos, entre eles: Aldeia Indígena do Povo Guarani no Pico do Jaraguá; locais das religiões de matriz africana: Casa das Minas de Abamijenan - Tradição Casa de Mina; Festa de Xangô - Tradição de Ketu; locais da Umbanda: Casa Filhos do Cacique São Jorge – Tradição de Umbanda - Gira Cruzada; Primado - Umbanda – Passe de Cura; local ecumênico e inter-religioso: Casa de Oração do Povo em Situação de Rua; espaços das religiões do livro: Judaísmo -Shabat na Sinagoga de Alphaville; Budismo: Templo do Budismo Zen, Budismo Tibetano, Templo Zu Lai do Budismo Chinês; Islamismo: Mesquita da Misericórdia Sobem; Centro Islâmico e de Diálogo Inter-religioso e Intercultural (CIDI); Hinduísmo Vedanta - “Ritual Vespertino” - Arati. 
 
No campo cristão, solene liturgia, celebrações ou cultos na Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina no Brasil; IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha - Associação Leiga - Católica Romana; IEAB - Igreja Episcopal Anglicana do Brasil / Paróquia da Ressurreição; IMB -Igreja Metodista Central - SBC. Igreja Metodista do Ipiranga.
 
Nessa diversidade de espaços, houve experiências de eucaristia, ceia, meditação, cultos, ritos, rodas de conversa e outras. Cada uma delas deixou fortes marcas na vida dos/das participantes dos cursos.
 
Na avaliação final, este é o elemento melhor avaliado. Reforça a opção metodológica do CESEEP de se aliar teoria e prática, estudo e vivência, o aprender e o ensinar - ao modo freiriano de construir conhecimentos.
 
Atualmente, o curso é organizado num ciclo de dois anos: um deles dedicado ao ecumenismo e o outro, ao diálogo inter-religioso. No ano em que a ênfase é o ecumenismo, as visitas são realizadas nas igrejas cristãs. No ano em que o foco é o diálogo inter-religioso, prioriza-se visita seja a centros de tradição indígena, afro-brasileira e umbanda ou a locais de culto do judaísmo, islamismo, budismo ou hinduísmo. 
 
No ano de 2020, em razão do isolamento social – uma das medidas impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para conter a pandemia pelo COVID-19 -, o curso não foi realizado presencialmente. No seu lugar, foi oferecida a formação em forma de videoconferência, em dois momentos distintos: Um primeiro, voltado para o ecumenismo, tratou da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor, com o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade (Ef 2, 14ª). Um segundo momento foi voltado para um debate acerca das ações de solidariedade realizadas pelas diferentes igrejas e religiões, em favor das/os empobrecidas/os e excluídas/os da sociedade, com especial atenção aos povos indígenas da região Amazônica, Roraima, Rondônia e do Mato Grosso. Seu sofrimento não é causado apenas pela pandemia, mas por aquilo que foi colocado a nu: as causas estruturais provocadas do modelo socioeconômico - o capitalismo neoliberal -, que os marginaliza e exclui. Este modelo não dá conta de resolver os problemas básicos da humanidade e está destruindo o meio ambiente e as fontes de vida. O tema previsto para o curso 2020 será trabalhado no ano de 2021.
 
Ressaltamos a importância e necessidade de se dar continuidade ao trabalho de formação ecumênica e inter-religiosa no formato presencial, pois a vivência da espiritualidade das diferentes igrejas e religiões é parte integrante do curso e faz toda a diferença para as/os participantes, seja para compreenderem o significado das diferentes tradições cristãs e das várias religiões, seja para vivenciar a experiência e o sentimento da/o outra/o em seu espaço religioso. 
 
CESEEP – Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular
Site: www.ceseep.org.br
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

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