Itinerários Dialógicos


Vem aí, o Curso Itinerários Dialógicos

Fruto de uma parceria entre CONIC e Instituto Sustentabilidade das Faculdades EST, vinculada à IECLB, e com o apoio da MISEREOR, será promovido, a partir do próximo ano, abril de 2023, o Curso Itinerários Dialógicos.

O curso será uma oportunidade para aprofundarmos questões como: aspectos-bíblicos e teológicos do diálogo; movimentos ecumênico e suas múltiplas formas de organização para a promoção do diálogo, diálogo ecumênico e direitos humanos, espiritualidades dialógicas.

Esta é uma oportunidade especial para olharmos com atenção para as fragilidades dos caminhos dialógicos no Brasil. Por qual razão, afinal de contas, há tanta intolerância e impaciência para assumirmos o diálogo como uma resposta de fé em cenários conflitivos?

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas nos temas sobre diálogo ecumênico e inter-religioso, relações entre fé e direitos humanos e espiritualidades. O curso está voltado para lideranças religiosas, leigas ou ordenadas, professores e professoras de ensino religioso e estudantes de um modo geral.

O que queremos 

Promover ações articuladas de fortalecimento do diálogo e da atuação ecumênica entre lideranças religiosas e comunitárias, bem como o diálogo sobre temáticas relevantes diante dos desafios do contexto social atual brasileiro. 

Objetivo específico 1:

  • Fortalecer lideranças religiosas e lideranças comunitárias para o protagonismo ecumênico, viabilizando a formação sobre o tema relacionando com os desafios dos diferentes contextos no Brasil.

Objetivo específico 2:

  • Articular ações ecumênicas e de diálogo entre lideranças religiosas e comunitárias das diferentes regiões do Brasil. 

Objetivo específico 3:

  • Afirmar o diálogo como caminho para a superação das polarizações. 

O curso seguirá a metodologia de Itinerários

  • Itinerário 1 - Aspectos bíblico-teológicos do ecumenismo e diálogo inter-religioso  
  • Itinerário 2 - Ecumenismo e organismos ecumênicos
  • Itinerário 3 - Ecumenismo e Direitos Humanos  
  • Itinerário 4 - Espiritualidades Dialógicas 

Cada itinerário terá 3 etapas

  • Básico - 20 horas
  • Intermediário - 40 horas
  • Aprofundado - 60 horas 
Cada pessoa poderá realizar todas as etapas de cada itinerário ou apenas a etapa básica. Será certificada a pessoa que concluir, pelo menos, 20 horas de formação.  

Ao longo do período de formação, serão organizadas lives de aprofundamento sobre os temas com personalidades de cada temática. Essas lives, naturalmente, irão impactar um número incontável de pessoas, para além dos inscritos.

Instituto Sustentabilidade das Faculdades EST, da IECLB

Para realizar o curso on-line, contamos com a parceria do Instituto Sustentabilidade das Faculdades EST, da IECLB. A metodologia da formação baseia-se nas práticas já testadas e estabelecidas pelas Facultades EST no campo de suas formações on-line. 

Inscrições 

Clique aqui e faça a sua inscrição agora.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?