Rede Ecumênica da Água – REDA

 
No dia 22 de julho de 2021, em evento online, foi lançada no Brasil a Rede Ecumênica da Água (REDA-Brasil). Trata-se de uma iniciativa que visa promover a reflexão e a ação sobre as águas no Brasil, conscientizando sobre as várias questões que lhe dizem respeito, sejam elas ambientais ou sociais. 
 
CONTEXTO
 
Não obstante o fato de o Brasil ter em seu território o maior volume de água doce do planeta, tem 70% dos seus rios poluídos com todo tipo de dejetos industriais, domésticos e químicos. Mudanças climáticas e questões sociais afetam diretamente o abastecimento de água boa à população. Projetos econômicos mercantilizam a água em nosso país.
 
RESPOSTA
 
Frente a essa realidade, a REDA-Brasil afirma três princípios fundamentais sobre a água: ela é dom divino e, portanto, gratuita na recepção e com igual gratuidade deve ser distribuída e utilizada; direito humano como algo essencial para a vida das pessoas - e de todas as criaturas que necessitam da água para sobreviver; e bem comum, como pertença a todas as criaturas e também como algo que nos acomuna no planeta. Desse modo, a água tem um “valor múltiplo” e também um “uso múltiplo”. E distribuir água com justiça é fazer justiça à vida de toda a criação. 
 
A REDA-Brasil conta com o apoio da Rede Ecumênica da Água, do Conselho Mundial de Igrejas, criada em 2006.
 
EVENTO DE LANÇAMENTO
 
Clique na imagem abaixo para assistir ao evento de lançamento na íntegra:

 
ORGANIZAÇÕES FUNDADORAS E CONSELHO CONSULTIVO
 
A REDA-Brasil conta com 7 organizações fundadoras: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil/CONIC; Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR/NEIR; Instituto Oca do Sol; Coordenadoria Ecumênica de Serviços/CESE; Iniciativa das Religiões Unidas/URI; Centro de Estudos e Ação Social/CEAS e Ágora/Brasil. São organizações que tem objetivos ecumênicos, socioambientais e inter-religiosos, que visam favorecer a articulação no Brasil das diversas iniciativas sobre a água que estejam sintonizadas com os três princípios da REDA-Brasil. 
 
Além das 7 Organizações Fundadoras, a REDA-Brasil conta com o apoio de um Conselho Consultivo formado por 17 experts em diversas questões ambientais, como mudanças climáticas, fontes e nascentes, florestas, e oceanos, entre outras. Um verdadeiro time disposto a mudar o jogo a favor da justiça das águas. 
 
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO 
 
A REDA-Brasil não apenas nasceu grande, mas também abençoada! Para a ocasião do lançamento, o papa Francisco enviou uma honrosa mensagem, manifestando o desejo “que todos os que tomam parte do mencionado projeto possam empenhar-se cada vez mais na custódia da criação”, como resposta ao “urgente desafio de proteger nossa Casa Comum”.
 
Em sua mensagem à REDA-Brasil (leia a íntegra clicando aqui), o papa Francisco lembra que para alcançar tal objetivo é preciso “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral”. E conclui desejando “abundantes favores celestiais”, com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida envia uma “Bênção Apostólica” para quem se integra aos projetos da REDA-Brasil. 
 
A mensagem do papa Francisco foi encaminhada através de dom Manoel João Francisco, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB.

MENSAGEM DAS ÁGUAS DO BRASIL ÀS ÁGUAS DO MUNDO

Por ocasião do IX Fórum Alternativo Mundial da Água, que acontece em Dakar, Senegal, de 22 a 25 de março de 2022, no qual pessoas provenientes de diversas partes do planeta água, organizações ambientais e outras da sociedade civil, se encontram para refletir sobre a condição em que se encontra a água nesse planeta e como está o planeta em relação à água, manifestamos a nossa presença solidária e comprometida com todas as iniciativas que promovem o objetivo do IX FAME: assegurar o direito à água como bem comum. Como Rede Ecumênica da Água-Brasil (REDA-Brasil), integramo-nos nesse objetivo promovendo a água como bem comum, direito humano e dom divino.

Clique aqui e saiba mais.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?