Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC

A busca da unidade ao longo de todo o ano

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.


No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21). Clique aqui e baixe a logomarca da Semana. 
Semana de Oração (SOUC), edição 2025
 
▶ PERÍODO
 
De 01 a 08 de junho.
 

▶ TEMA

 
“Crês nisso?” (cf. Jo 11,26).


▶ E-BOOK DA SOUC 2025
 
Desde o ano de 2021, os materiais alusivos à SOUC passaram a ser exclusivamente virtuais.
 
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2025).
 

▶ CARTAZ

 
A arte que ilustrará todas as comunicações visuais da SOUC deste ano foi criada por Gabriel Zinani, jovem designer gráfico que se destacou pela sensibilidade e profundidade de sua proposta artística.


Clique aqui e leia a explicação do autor para a arte.
▶ INTRODUÇÃO PARA O ANO DE 2025

A motivação bíblica para a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2025 (SOUC/2025) nos interroga: “Crês nisso?” (Jo 11,26). A pergunta foi direcionada a Marta, quando Jesus visitou ela e Maria, após o falecimento de Lázaro. Jesus, que era amigo dos três irmãos, não conseguiu estar presente nem no velório e nem no sepultamento de Lázaro. Jesus conseguiu visitar a família quatro dias após o sepultamento. Todas as pessoas compreenderam que esta era uma visita para prestar solidariedade e consolo à família enlutada.


Quando Marta viu Jesus chegando, correu ao seu encontro enquanto Maria permaneceu dentro de casa. Ao ver Jesus, Marta disse: “Senhor, se tu tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas, mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus te dará”. (Jo 11, 21-22). Jesus olhou para Marta e respondeu: “o teu irmão ressuscitará”. (Jo 11,23). Marta respondeu: “Eu sei, que ele ressuscitará, por ocasião da ressurreição no último dia” (Jo 11, 24). Diante da afirmação de Marta, Jesus respondeu: “Eu sou a Ressurreição e a Vida: aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá, e todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês nisso?” (Jo 11, 26)

Ao pinçar esta pequena e quase imperceptível pergunta direcionada por Jesus à Marta, o grupo internacional que elaborou os subsídios da SOUC/2025, nos desafia a colocarmos no centro da Semana de Oração pela Unidade Cristã, a pergunta pelo conteúdo da nossa fé. Quando falamos que temos fé em Jesus Cristo, o que exatamente queremos dizer?

Em qual Jesus acreditamos? Naquele que ressuscitou Lázaro ou em um Jesus que não se compadece da dor e sofrimento das incontáveis vidas precarizadas que estão entre nós. Cremos em um Jesus que chora diante da perda de um amigo querido, ou um Jesus insensível que está atento apenas às pessoas que o bajulam. O Jesus no qual acreditamos é aquele que ama sem distinção ou é um Jesus indiferente e seletivo? O Jesus no qual cremos é aquele que, ao vencer a morte e ressuscitar oferece a esperança de que as estruturas de desigualdade, exclusão e violência não prevalecerão e que todas as pessoas têm o direito à dignidade ou é um Jesus, que legitima a cultura do mérito e reforça a noção de que apenas algumas pessoas são as escolhidas?

A pergunta sobre o que significa confessar a fé em Jesus Cristo, é muito antiga. Ela nos remete para os diálogos entre Jesus e as pessoas que o seguiam, perpassa as comunidades primitivas sobre as quais lemos nas cartas paulinas. A pergunta sobre o conteúdo da nossa fé foi muito importante para as comunidades que se organizaram na Ásia Menor e na África. E, sem dúvidas, é a pergunta que todas batizadas se fazem diariamente: “O que significa crer Naquele que é Filho de Deus, que foi morto, sepultado, ressuscitou no terceiro dia e subiu aos céus?

O Concílio Ecumênico da Nicéia, por que é importante?

A SOUC/2025, ao nos perguntar “Crês nisso?” retomada a pergunta que motivou o primeiro Concílio Ecumênico do qual se tem notícias, realizado no ano de 325 d. C., na cidade de Niceia, atual Iznik, na Turquia. Neste ano de 2025, comemoramos 1.700 anos do Concílio Ecumênico da Nicéia. 

O Concílio foi convocado pelo imperador romano de nome Constantino, que não era seguidor de Jesus Cristo. Constantino seguia a religião de Roma antiga que era poleteísta. Podemos nos perguntar, por que um imperador, não cristão, convocou um Concílio que reuniu lideranças cristãs de diferentes regiões da Ásia Menor? Uma das razões era o contexto geopolítico.

O Império Romano estava fragilizado na região, marcada por inúmeros conflitos. As comunidades cristãs aumentaram, mas sem  uma visão comum do que significa ser cristão. Existiam muitas lideranças cristãs com diversas compreensões sobre a fé em Jesus Cristo Estas lideranças não se acertavam entre si, o que gerava conflito. Para poder alcançar os objetivos do Império Romano, Constantino precisava reunir todas estas lideranças para produzir um mínimo de consenso e acalmar as tensões. Importante dizer que o ecumênico de 325 d.C. não tinha o mesmo sentido de hoje, que é o diálogo entre igrejas e a busca conjunta pelo bem comum. O “ecumênico” de Nicéia tinha um significado territorial. Ecumênico compreendia todo o território que estivesse sob a jurisdição do império romano. 

Ao celebrar os 1700 anos do Concílio Ecumênico de Nicéia, o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas nos convidam a refletir sobre o conteúdo da nossa fé, bem como, celebrar todas as experiências que contribuíram para que compreendêssemos que, apesar de sermos de igrejas diferentes, nossa fé é comum, pois o centro desta fé é Jesus Cristo. 

Participaram do Concílio em torno de 318 bispos. Importante ter em conta, que os bispos eram pessoas simples, camponeses, pastores de rebanhos, artesãos, pescadores. Não eram autoridades eclesiásticas no sentido que nós conhecemos hoje. 

É possível destacar dois resultados do Concílio Ecumênico da Nicéia. O primeiro deles foi o consenso sobre quando a Páscoa deveria ser celebrada. 

Naquele tempo, as comunidades cristãs celebravam a data em épocas diferentes. Algumas comunidades seguiam o calendário judaico, baseado no calendário lunar. Outras comunidades, buscavam certa independência do calendário judaico e queriam que a Páscoa fosse celebrada em um domingo, dia da ressurreição de Cristo.

A decisão do Concílio foi que a Páscoa deveria ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no início da primavera no hemisfério Norte, quando o dia e a noite têm o mesmo tempo de duração.   A data da Páscoa seguiria o calendário solar e não mais o lunar. Os bispos conciliares não definiram uma data fixa para a Páscoa. Coube à igreja de Alexandria realizar, a cada ano, os cálculos para comunicar às comunidades cristãs qual era a data da Páscoa de determinado ano. Mais tarde, as igrejas do Ocidente passaram a se orientar pelo calendário gregoriano. 

O segundo tema que orientou o Concílio foram as controvérsias em torno da natureza de Jesus. Havia um grupo, que se orientava pelos ensinamentos de Ário de Alexandria, que ensinava que Jesus era o Filho de Deus e que foi criado por Deus, antes da existência do mundo e do tempo, por um ato de livre arbítrio de Deus e do nada. Segundo Ário, o Filho não existiu desde toda a eternidade e, por isso, teria uma natureza não divina, embora tivesse sido uma pessoa mais elevada que as demais pessoas. Ário tinha um grupo significativo de seguidores.

A outra compreensão era defendida por Atanásio de Alexandria e Alexandre de Alexandria. Para os dois e seus seguidores, o Filho (Jesus) era totalmente divino, eterno e da mesma substância que o Pai. Para eles, apenas um Cristo totalmente divino poderia redimir a humanidade do pecado. 

Depois de muito debate, o Concílio decidiu que a visão defendida por Ário era uma heresia e formulou o que conhecemos hoje como Credo Niceno que afirma três dimensões importantes para a Tradição cristã

  1. Doutrina da divindade pela de Cristo, ou seja, Cristo é da mesma substância de Deus Pai;

  2. Doutrina da encarnação de Cristo, ou seja, que Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente humano;

  3. Declarou as ideias de Ário como heréticas.

Outros impactos do Concílio Ecumênico de Nicéia:

  • A compreensão de que o Filho tem a mesma substância do Pai tornou-se o fundamento para a teologia trinitária ortodoxa.

  • Unidade e autoridade: o concílio estabeleceu um precedente de como resolver as controvérsias doutrinárias. 

Claro que, mesmo tendo sido declarado como heresias, as ideias de Ário persistiram por muito tempo e provocaram outros Concílios, como o Concílio de Constantinopla, realizado em 381 d.C. Mais tarde, Ário foi perdoado e acolhido novamente pelas igrejas. 

O Credo Niceno tornou-se uma declaração importante para a fé cristã. Em 381, o Concílio de Constantinopla ampliou esta confissão de fé para incorporar a natureza divina do Espírito Santo. Foi quando surgiu o Credo Niceno Constantinopolitano. 

Para saber mais sobre o Concílio de Niceia sugerimos os Cafés Teológicos sobre o tema realizados pelo CONIC em 2024 e que estão disponíveis nos seguintes links:

Café Teológico 1

Café Teológico 2

Café Teológico 3

Café Teológico 4

▶ OFERTA DA SEMANA DE ORAÇÃO
 
A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.
 
Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Faça sua oferta ou doação por esse QR Code:


Ou faça um Pix:
conic@conic.org.br


▶ EDIÇÕES ANTERIORES:

2024

2024

Amarás a Deus e ao próximo como a ti mesmo.


Os materiais da SOUC 2024 foram preparados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, coordenada pela Comunidade Chemin Neuf (CCN). A CCN é uma comunidade católica com vocação ecumênica, nascida em Lyon, França, em 1973. Sua inspiração é a dinâmica do Vaticano II, a tradição inaciana e a experiência da Renovação Carismática. Para elaborar o material da SOUC 2024, a CCN convidou pessoas da Arquidiocese Católica de Uagadugu, das igrejas protestantes, dos órgãos ecumênicos e da CCN de Burkina Faso. No Brasil, o CONIC convidou os irmãos e as irmãs da Comunidade de Taizé de Alagoinhas/Ba para realizarem a adaptação dos subsídios.

2024

2023

2023

Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.


O tema que inspira a SOUC, edição 2023, foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Este grupo foi composto por pessoas ecumênicos, ativistas em direitos humanos, algumas delas pastores/as em comunidades e congregação, outras não. O grupo foi acompanhado por outro grupo internacional integrado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã do Vaticano e pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas.

2022

2022

Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem.


Os subsídios da SOUC 2022 foram elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), que tem sede no Líbano. A estrela, que em algumas traduções bíblicas consta como “astro”, seria uma espécie de chamado à unidade, pois foi a partir da visão da mesma que os magos teriam convergido seus caminhos até o nascedouro de Jesus. Segundo explicou o Conselho das Igrejas do Oriente Médio, além do chamado à unidade, a SOUC 2022 é um “convite para trabalharmos juntos”, de modo que possamos construir um futuro “no qual todos os seres humanos possam experimentar a vida, a paz, a justiça e o amor”.

2022

2021

2021

Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos.


Neste ano, a Comunidade Monástica de Grandchamp foi a responsável por escolher o tema e redigir uma proposta de texto-base para a Semana de Oração. 
 
Durante meses, toda a Comunidade trabalhou neste projeto. O resultado deste trabalho (um texto prévio) serviu de base para a redação final, desta vez, escrita por um grupo internacional apoiado, conjuntamente, pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas. Quatro irmãs da Comunidade de Grandchamp também trabalharam com o grupo internacional que finalizou o texto.
 
O tema escolhido, “Permanecei no meu amor e dareis frutos em abundância”, permitiu às irmãs partilhar a experiência e a sabedoria da vida contemplativa no amor de Deus, e falar do fruto desta oração: uma comunhão mais estreita com os irmãos e irmãs em Cristo e uma maior solidariedade com toda a criação.

2020

2020

Gentileza gera Gentileza


De 24 a 31 de maio de 2020, será realizada mais uma edição da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). O tema do ano será “Gentileza gera Gentileza”, baseado na passagem de At 28:2, que relata o momento em que Paulo é acolhido, por habitantes de Malta, após um naufrágio em seu navio. O texto diz que aquelas pessoas usaram de receptividade e Gentileza para com o apóstolo, então forasteiro.
 
Os materiais para a Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2020 foram preparados pelas Igrejas cristãs em Malta. Todos os anos, em 10 de fevereiro, muitos cristãos da ilha celebram a festa do naufrágio de São Paulo, destacando e agradecendo a chegada da fé cristã nesse território. A leitura de Atos usada na festa este ano foi o texto escolhido para a SOUC 2020.

2020

2019

2019

Procurarás a justiça, nada além da justiça


Este espaço é exclusivo para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2019. Aqui você encontra a carta das Igrejas-Membro do CONIC em alusão à SOUC; pode se inteirar sobre o tema bíblico que baseia a Semana; também pode visualizar e baixar o Cartaz, e comprar os cadernos com subsídios para celebrações. É muito importante que comunidades, paróquias, sínodos, dioceses, igrejas, grupos de partilha, entre outros, adquiram pelo menos um exemplar do caderno de celebrações. Na prática, isso possibilita uma vivência ainda mais profunda da SOUC

2018

2018

A mão de Deus nos une e liberta


O cartaz traz pessoas em barcos que simbolizam, sobretudo nesses tempos de crise migratória, pessoas refugiadas que vivem cada vez mais à deriva dos poderes constituídos. Em muitos casos, sem políticas sociais que possam devolver a elas a dignidade roubada, essas pessoas são submetidas a situações de trabalho análogas à escravidão ou, então, comercializadas como escravas.
 
A arte alude, por um lado, que muitas dessas pessoas refugiadas contam com a "mão" de Deus que, de uma forma ou de outra, os ampara. É também a mão de Deus, presente em águas revoltas, que nos movimenta a agirmos em favor de uma humanidade que não se conforma com a violação dos direitos humanos e da dignidade de irmãos e irmãs de diferentes culturas e etnias. 
 
O barco, símbolo do movimento ecumênico, também remete à comunidade cristã, que tem como desafio navegar, ecumenicamente, rumo à unidade. Entretanto, essa unidade almejada apenas será concreta se todas as pessoas tiverem acesso à justiça, o direito de viver em seus territórios de origem e o direito de viver sua cultura e espiritualidade.

 

2018

2017

2017

Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move


“Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração do 500° Aniversário da Reforma”. Este é o tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 2017, que será realizada de 28 de maio até 4 de junho. Baseado em 2 Coríntios 5:14-20, o tema também faz alusão aos 500 anos da Reforma Protestante. Aliás, quem preparou o material dessa edição do evento foi a Comissão Ecumênica Alemã, país considerado um dos berços da Reforma. No Brasil, quem adaptou o material foi o regional do CONIC no Rio Grande do Sul.
 
Motivações para o tema: Através do convite do Conselho Mundial de Igrejas para a organização do material da SOUC 2017, a Comissão Ecumênica Alemã definiu dois destaques: 1) deveria haver uma celebração do amor e da graça de Deus, a “justificação da humanidade somente pela graça”, refletindo a ideia principal das Igrejas marcadas pela Reforma. 2) deveria ser reconhecida a dor das subsequentes e profundas divisões que afligiram a Igreja, assumindo abertamente as culpas e ofertando uma oportunidade para dar passos na direção da reconciliação.
 

2016

2016

Proclamai os altos feitos do Senhor


Queridas irmãs e irmãos das comunidades cristãs brasileiras!

“Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor” (1Pe2.9). Este é o lema bíblico que inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2016.

A Semana de Oração foi preparada pelas Igrejas da Letônia. Participaram diretamente do processo de elaboração do material as Igrejas: Católica Apostólica Romana, Luterana, Ortodoxa e Batista.

O povo letão, no final do século XIX e primeira metade do século XX, foi obrigado a migrar por ocasião da ocupação russa. Parte dessa migração ocorreu por causa da perseguição religiosa. A Letônia foi submissa aos czares, que tentaram impor a religião oficial como expressão de fé. As pessoas de outras expressões religiosas, entre elas Judaísmo, Cristianismo (catolicismo e protestantismo) e o Islã, foram perseguidas.

Essa realidade mudou com o passar do tempo. Hoje, a Letônia é bem diferente. É possível o convívio entre diferentes expressões de fé. A realização e preparação da Semana de Oração pela Unidade é o exemplo concreto disso.
 

2016

2015

2015

Dá-nos um pouco da tua água


Uma visão de unidade cristã acompanhada por respeito pela diversidade inspirou o processo de elaboração dos materiais deste ano da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). O grupo responsável pelo material, formado de representantes de igrejas e organismos ecumênicos, ressaltou o valor da unidade cristã numa época em que a intolerância religiosa cresce ao redor do mundo. O material é publicado em parceria pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos.
 
Tradicionalmente celebrada entre 18 e 25 de janeiro (no hemisfério Norte) ou em Pentecostes (no hemisfério Sul), a edição deste ano, que será comemorada entre 17 e 24 de maio, enfoca um tema inspirado no evangelho de João: “Dá-nos um pouco da tua água”.
 
Enviado em 2012 pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o convite para preparar o material foi, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio para o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Liderado pelo presidente, dom Manoel João Francisco, e pela secretária-geral, pastora Romi Bencke, o CONIC reuniu um grupo de representantes de suas igrejas-membro e membros fraternos, como o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI).

2014

2014

Acaso Cristo está dividido?



Cristãos do Hemisfério Sul celebrarão, entre os dias 1 e 8 de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). O tema deste ano será “Acaso Cristo está dividido?”, conforme 1 Cor 1:1-17. Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o material desta semana foi elaborado pelos irmãos e irmãs do Canadá.
 
A boa notícia é que os materiais para a realização das Celebrações Ecumênicas já estão disponíveis para aquisição. Desta forma, convidamos você, que acredita que uma sociedade sem intolerâncias é possível, a mobilizar sua comunidade, amigos e familiares para participar desta experiência de Unidade!

2014

2013

2013

O que Deus exige de nós?


Este é o tema da SOUC - Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos, edição 2013, que foi realizad entre os dias 12 e 19 de maio. Inspirado em Miquéias 6:6-8, o material foi todo preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia. O CONIC, por sua vez, se encarregou de produzir todo o material que será utilizado por igrejas e movimentos ecumênicos.
 
No processo de preparação, enquanto se refletia sobre o significado da Semana, ficou decidido que, num contexto de injustiça em relação aos dalits na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não poderia estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres.


2012

2012

Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo (cf 1 Coríntios 15, 51-58) | Material da Polônia; encontro preparatório realizado em Varsóvia, Polônia.

2012

2011

2011

Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. (Cf Atos 2,42) | Material da Jerusalém; encontro preparatório em Saydnaya, Síria.

2009

2009

Unidos em tua mão (Ezequiel 37, 15-28) | Material da Coréia; encontro preparatório em Marselha, França.

2009

2008

2008

Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5, 12a. 13b- 18) | Material dos USA; encontro preparatório em Graymoor, Garrison, EUA.

2007

2007

Ele faz os mudos falarem e os surdos ouvirem (Marcos 7,31-37) | Material da África do Sul; encontro preparatório em Faverges, França.

2007

2006

2006

Quando dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles (Mateus 18,18-20) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Prosperous, Co. Kildare, Irlanda.

2005

2005

Cristo, o único fundamento da Igreja (1 Coríntios 3,1-23) | Material da Eslováquia; encontro preparatório em Piestany, Eslováquia.

2005

2004

2004

Eu vos dou a minha paz (João 14,23-31 e João 14,27) | Material de Aleppo, Síria; encontro preparatório em Palermo, Sicília.

2003

2003

Trazemos este tesouro em vasos de argila (2 Coríntios 4,4-18) | Material das Igrejas da Argentina; encontro preparatório em Los Rubios, Espanha.

2003

2002

2002

Em ti está a fonte da vida (Salmo 36,5-9) | Material do CEEC e CEC; encontro preparatório perto de Augsburg, Alemanha.

2001

2001

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14,1-6) | Material da Romênia; encontro preparatório em Vulcan, Romênia.

2001

2010

2010

Vós sois testemunhas disso (Lucas 24,48) | Material da Escócia; encontro preparatório em Glasgow, Escócia.

2000

2000

Louvado seja Deus, que nos abençoou em Cristo (Efésios 1,3-14) | Material do Conselho de Igrejas do Oriente Médio; encontro preparatório em La Verna, Itália.

2000

1999

1999

Deus habitará com eles. Será seu Deus e eles serão seu povo (Apocalipse 21,1-7) | Material da Malásia; encontro preparatório no mosteiro de Bose, Itália.

1998

1998

O Espírito socorre a nossa fraqueza  (Romanos 8,14-27) | Material da França; encontro preparatório em Paris, França.

1998

1997

1997

Em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus (2 Coríntios 5,20) | Material do Conselho Ecumênico Nórdico; encontro preparatório em Estocolmo, Suécia.

1996

1996

Eis que estou à porta e bato (Apocalipse 3, 14-22) | Material de Portugal; encontro preparatório em Lisboa, Portugal.

1996

1995

1995

Koinonia: comunhão em Deus e uns com os outros (João 15,1-17) | Material de Fé e Ordem; encontro preparatório em Bristol, Inglaterra.

1994

1994

A casa de Deus: chamados a ser um no coração e na mente (At 4,23-37) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Dublin, República da Irlanda.

1994

1993

1993

Dando frutos no Espírito para a unidade cristã (Gálatas 5,22-23) | Material do Zaire; encontro preparatório em Zurich, Suíça.

1992

1992

Estou convosco sempre... Ide, portanto. (Mateus 28,16-20) | Material da Bélgica; encontro preparatório em Bruges, Bélgica.

1992

1990

1990

Que todos sejam um... para que o mundo creia (João 17) | Material da Espanha; encontro preparatório em Madri, Espanha.

1991

1991

Louvai ao Senhor, todas as nações (Salmo 117 e Romanos 15,5-13 | Material da Alemanha; encontro preparatório em Rotenberg an der Fulda, República Federal da Alemanha.

1991

1988

1988

O amor de Deus afasta o medo (1 João 4,18) | Material da Itália; encontro preparatório em Pinerolo, Itália.

1989

1989

Construindo a comunidade: um só corpo em Cristo (Romanos 12,5-6a) | Material do Canadá; encontro preparatório em Whaley Bridge, Inglaterra.

1989

1987

1987

Unidos em Cristo – uma nova criação (2 Coríntios 5,17 a 6,4a) | Material da Inglaterra; encontro preparatório em Taizé, França.

1986

1986

Vós sereis minhas testemunhas (Atos 1,6-8) | Material da Iugoslávia - Eslovênia ; encontro preparatório na Iugoslávia.

1986

1985

1985

Da morte à vida com Cristo (Efésios 2,4-7) | Material da Jamaica; encontro preparatório em Grandchamp, Suíça.

1984

1984

Chamados a ser um pela cruz de nosso Senhor (1 Coríntios 2,2 e Colossenses 1,20) | Encontro preparatório em Veneza, Itália.

1984

1983

1983

Jesus Cristo - a Vida do mundo (1 João 1,1-4) | Material de um grupo ecumênico na Irlanda; encontro preparatório em Céligny, Suíça.

1982

1982

Que todos estejam na tua casa, Senhor (Salmo 84) | Material do Quênia; encontro preparatório em Milão, Itália.

1982

1981

1981

Um Espírito – muitos dons – um só corpo (1 Coríntios 12,3b-13) | Material dos Graymoor Fathers, USA; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1979

1979

Servir uns aos outros para a glória de Deus (1 Pedro 4,7-11) | Material da Argentina; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1979

1978

1978

Não sois mais estrangeiros (Efésios 2,13-22) | Material de uma equipe ecumênica em Manchester, Inglaterra.

1980

1980

Que venha o teu Reino! (Mateus 6,10) | Material de um grupo ecumênico em Berlim, República Democrática Alemã; encontro preparatório em Milão.

1980

1976

1976

Seremos como Ele (João 3,2) ou Chamados a ser o que somos | Material da Conferência Caribenha de Igrejas; encontro preparatório em Roma, Itália.

1977

1977

A esperança não nos decepciona (Romanos 5,15) | Material do Líbano, no meio de uma guerra civil; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1977

1975

1975

Plano de Deus: todas as coisas em Cristo (Efésios 1,3-10) | Material de um grupo australiano. Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1974

1974

Que toda língua confesse: Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2, 1-13) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1974

1973

1973

Senhor, ensina-nos a orar (Lucas 11,1) | Encontro preparatório no mosteiro de Montserrat, Espanha.

1972

1972

Eu vos dou um novo mandamento (João 13,34) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1972

1970

1970

Somos colaboradores de Deus (1 Coríntios 3,9) | Encontro preparatório no monastério de Niederaltaich, na República Federal Alemã.

1971

1971

... e a comunhão do Espírito Santo (2 Coríntios 13,13).

1971

1969

1969

Chamados à liberdade (Gálatas 5,13) | Encontro preparatório em Roma, Itália.

1968

1968

Para o louvor de sua glória (Efésios 1,14).

1968

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