Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC

A busca da unidade ao longo de todo o ano

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.


No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21). Clique aqui e baixe a logomarca da Semana. 
Semana de Oração (SOUC), edição 2022
 
▶ PERÍODO
 
De 29 de maio a 05 de junho.
 

▶ TEMA

 
“Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (cf.: Mateus 2:2)


▶ ORAÇÃO OFICIAL

 
Clique aqui e confira a Oração oficial da SOUC para 2022.


▶ APRESENTAÇÃO E MOTIVAÇÃO
 
Leia, neste link, a carta da Diretoria do CONIC apresentando e motivando a SOUC.
 

▶ CARTAZ

 
A arte escolhida foi enviada por Alexandre Amorim.

Baseada na técnica da xilogravura, representa os três reis magos indo ao encontro do menino Jesus que, com José e Maria, estavam na tenda de Belém.

Clique aqui e leia a explicação do autor para a arte.

Clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução.
▶ INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2022
 
Os subsídios da SOUC 2022 foram elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), que tem sede no Líbano. A estrela, que em algumas traduções bíblicas consta como “astro”, seria uma espécie de chamado à unidade, pois foi a partir da visão da mesma que os magos teriam convergido seus caminhos até o nascedouro de Jesus. Segundo explicou o Conselho das Igrejas do Oriente Médio, além do chamado à unidade, a SOUC 2022 é um “convite para trabalharmos juntos”, de modo que possamos construir um futuro “no qual todos os seres humanos possam experimentar a vida, a paz, a justiça e o amor”.
 
O Evangelho de Mateus nos lembra que o aparecimento do astro/estrela no céu da Judéia representa um sinal de esperança que conduz os magos e os povos da terra ao lugar de nascimento de Jesus. Esse astro é um dom, uma indicação da presença amorosa de Deus para toda a humanidade.
 
Os magos viram a estrela e seguiram-na. Tradicionalmente, comentadores têm visto nas figuras dos magos um símbolo da diversidade de povos conhecidos naquele tempo. Eles representam a universalidade do chamado divino que aparece na luz do astro que brilha vindo do Oriente. A jornada realizada pelos magos até a manjedoura representa a busca da humanidade pela amorosidade de Deus e diversidade da criação. A luz do oriente anunciou a revelação de Deus através do nascimento de Jesus. 
 
Os magos nos revelam que, a partir de Jesus, Deus deseja a unidade entre todas as nações. Eles viajam vindo de países distantes e representam culturas diversas, mas estão impulsionados pela mesma esperança que é a da inauguração de um novo tempo em que os conflitos, discriminações e violências sejam, por fim, superados.
 
Por isso, as pessoas cristãs são chamadas a ser um sinal de Deus, vivendo de forma concreta a unidade na diversidade.
 
No Brasil, o material da SOUC foi adaptado pelo CONIC Agreste Pernambucano.
▶ E-BOOK DA SOUC 2022
 
Desde o ano passado, 2021, os materiais alusivos à SOUC passaram a ser exclusivamente virtuais.
 
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2022).
 
Clique aqui e baixe os subsídios para as Rodas de Conversa.
 

▶ OFERTA DA SEMANA DE ORAÇÃO

 
A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.
 
Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Conta para depósito da coleta:
Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4
(se possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23)

Ou faça um Pix:
00721266/0001-23 (CNPJ)


▶ EDIÇÕES ANTERIORES:

2021

2021

Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos.


Neste ano, a Comunidade Monástica de Grandchamp foi a responsável por escolher o tema e redigir uma proposta de texto-base para a Semana de Oração. 
 
Durante meses, toda a Comunidade trabalhou neste projeto. O resultado deste trabalho (um texto prévio) serviu de base para a redação final, desta vez, escrita por um grupo internacional apoiado, conjuntamente, pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas. Quatro irmãs da Comunidade de Grandchamp também trabalharam com o grupo internacional que finalizou o texto.
 
O tema escolhido, “Permanecei no meu amor e dareis frutos em abundância”, permitiu às irmãs partilhar a experiência e a sabedoria da vida contemplativa no amor de Deus, e falar do fruto desta oração: uma comunhão mais estreita com os irmãos e irmãs em Cristo e uma maior solidariedade com toda a criação.

2021

2020

2020

Gentileza gera Gentileza


De 24 a 31 de maio de 2020, será realizada mais uma edição da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). O tema do ano será “Gentileza gera Gentileza”, baseado na passagem de At 28:2, que relata o momento em que Paulo é acolhido, por habitantes de Malta, após um naufrágio em seu navio. O texto diz que aquelas pessoas usaram de receptividade e Gentileza para com o apóstolo, então forasteiro.
 
Os materiais para a Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2020 foram preparados pelas Igrejas cristãs em Malta. Todos os anos, em 10 de fevereiro, muitos cristãos da ilha celebram a festa do naufrágio de São Paulo, destacando e agradecendo a chegada da fé cristã nesse território. A leitura de Atos usada na festa este ano foi o texto escolhido para a SOUC 2020.

2019

2019

Procurarás a justiça, nada além da justiça


Este espaço é exclusivo para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2019. Aqui você encontra a carta das Igrejas-Membro do CONIC em alusão à SOUC; pode se inteirar sobre o tema bíblico que baseia a Semana; também pode visualizar e baixar o Cartaz, e comprar os cadernos com subsídios para celebrações. É muito importante que comunidades, paróquias, sínodos, dioceses, igrejas, grupos de partilha, entre outros, adquiram pelo menos um exemplar do caderno de celebrações. Na prática, isso possibilita uma vivência ainda mais profunda da SOUC

2019

2018

2018

A mão de Deus nos une e liberta


O cartaz traz pessoas em barcos que simbolizam, sobretudo nesses tempos de crise migratória, pessoas refugiadas que vivem cada vez mais à deriva dos poderes constituídos. Em muitos casos, sem políticas sociais que possam devolver a elas a dignidade roubada, essas pessoas são submetidas a situações de trabalho análogas à escravidão ou, então, comercializadas como escravas.
 
A arte alude, por um lado, que muitas dessas pessoas refugiadas contam com a "mão" de Deus que, de uma forma ou de outra, os ampara. É também a mão de Deus, presente em águas revoltas, que nos movimenta a agirmos em favor de uma humanidade que não se conforma com a violação dos direitos humanos e da dignidade de irmãos e irmãs de diferentes culturas e etnias. 
 
O barco, símbolo do movimento ecumênico, também remete à comunidade cristã, que tem como desafio navegar, ecumenicamente, rumo à unidade. Entretanto, essa unidade almejada apenas será concreta se todas as pessoas tiverem acesso à justiça, o direito de viver em seus territórios de origem e o direito de viver sua cultura e espiritualidade.

 

2017

2017

Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move


“Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração do 500° Aniversário da Reforma”. Este é o tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 2017, que será realizada de 28 de maio até 4 de junho. Baseado em 2 Coríntios 5:14-20, o tema também faz alusão aos 500 anos da Reforma Protestante. Aliás, quem preparou o material dessa edição do evento foi a Comissão Ecumênica Alemã, país considerado um dos berços da Reforma. No Brasil, quem adaptou o material foi o regional do CONIC no Rio Grande do Sul.
 
Motivações para o tema: Através do convite do Conselho Mundial de Igrejas para a organização do material da SOUC 2017, a Comissão Ecumênica Alemã definiu dois destaques: 1) deveria haver uma celebração do amor e da graça de Deus, a “justificação da humanidade somente pela graça”, refletindo a ideia principal das Igrejas marcadas pela Reforma. 2) deveria ser reconhecida a dor das subsequentes e profundas divisões que afligiram a Igreja, assumindo abertamente as culpas e ofertando uma oportunidade para dar passos na direção da reconciliação.
 

2017

2016

2016

Proclamai os altos feitos do Senhor


Queridas irmãs e irmãos das comunidades cristãs brasileiras!

“Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor” (1Pe2.9). Este é o lema bíblico que inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2016.

A Semana de Oração foi preparada pelas Igrejas da Letônia. Participaram diretamente do processo de elaboração do material as Igrejas: Católica Apostólica Romana, Luterana, Ortodoxa e Batista.

O povo letão, no final do século XIX e primeira metade do século XX, foi obrigado a migrar por ocasião da ocupação russa. Parte dessa migração ocorreu por causa da perseguição religiosa. A Letônia foi submissa aos czares, que tentaram impor a religião oficial como expressão de fé. As pessoas de outras expressões religiosas, entre elas Judaísmo, Cristianismo (catolicismo e protestantismo) e o Islã, foram perseguidas.

Essa realidade mudou com o passar do tempo. Hoje, a Letônia é bem diferente. É possível o convívio entre diferentes expressões de fé. A realização e preparação da Semana de Oração pela Unidade é o exemplo concreto disso.
 

2015

2015

Dá-nos um pouco da tua água


Uma visão de unidade cristã acompanhada por respeito pela diversidade inspirou o processo de elaboração dos materiais deste ano da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). O grupo responsável pelo material, formado de representantes de igrejas e organismos ecumênicos, ressaltou o valor da unidade cristã numa época em que a intolerância religiosa cresce ao redor do mundo. O material é publicado em parceria pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos.
 
Tradicionalmente celebrada entre 18 e 25 de janeiro (no hemisfério Norte) ou em Pentecostes (no hemisfério Sul), a edição deste ano, que será comemorada entre 17 e 24 de maio, enfoca um tema inspirado no evangelho de João: “Dá-nos um pouco da tua água”.
 
Enviado em 2012 pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o convite para preparar o material foi, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio para o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Liderado pelo presidente, dom Manoel João Francisco, e pela secretária-geral, pastora Romi Bencke, o CONIC reuniu um grupo de representantes de suas igrejas-membro e membros fraternos, como o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI).

2015

2014

2014

Acaso Cristo está dividido?



Cristãos do Hemisfério Sul celebrarão, entre os dias 1 e 8 de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). O tema deste ano será “Acaso Cristo está dividido?”, conforme 1 Cor 1:1-17. Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o material desta semana foi elaborado pelos irmãos e irmãs do Canadá.
 
A boa notícia é que os materiais para a realização das Celebrações Ecumênicas já estão disponíveis para aquisição. Desta forma, convidamos você, que acredita que uma sociedade sem intolerâncias é possível, a mobilizar sua comunidade, amigos e familiares para participar desta experiência de Unidade!

2013

2013

O que Deus exige de nós?


Este é o tema da SOUC - Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos, edição 2013, que foi realizad entre os dias 12 e 19 de maio. Inspirado em Miquéias 6:6-8, o material foi todo preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia. O CONIC, por sua vez, se encarregou de produzir todo o material que será utilizado por igrejas e movimentos ecumênicos.
 
No processo de preparação, enquanto se refletia sobre o significado da Semana, ficou decidido que, num contexto de injustiça em relação aos dalits na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não poderia estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres.


2013

2012

2012

Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo (cf 1 Coríntios 15, 51-58) | Material da Polônia; encontro preparatório realizado em Varsóvia, Polônia.

2011

2011

Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. (Cf Atos 2,42) | Material da Jerusalém; encontro preparatório em Saydnaya, Síria.

2011

2010

2010

Vós sois testemunhas disso (Lucas 24,48) | Material da Escócia; encontro preparatório em Glasgow, Escócia.

2009

2009

Unidos em tua mão (Ezequiel 37, 15-28) | Material da Coréia; encontro preparatório em Marselha, França.

2009

2008

2008

Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5, 12a. 13b- 18) | Material dos USA; encontro preparatório em Graymoor, Garrison, EUA.

2007

2007

Ele faz os mudos falarem e os surdos ouvirem (Marcos 7,31-37) | Material da África do Sul; encontro preparatório em Faverges, França.

2007

2006

2006

Quando dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles (Mateus 18,18-20) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Prosperous, Co. Kildare, Irlanda.

2005

2005

Cristo, o único fundamento da Igreja (1 Coríntios 3,1-23) | Material da Eslováquia; encontro preparatório em Piestany, Eslováquia.

2005

2004

2004

Eu vos dou a minha paz (João 14,23-31 e João 14,27) | Material de Aleppo, Síria; encontro preparatório em Palermo, Sicília.

2003

2003

Trazemos este tesouro em vasos de argila (2 Coríntios 4,4-18) | Material das Igrejas da Argentina; encontro preparatório em Los Rubios, Espanha.

2003

2002

2002

Em ti está a fonte da vida (Salmo 36,5-9) | Material do CEEC e CEC; encontro preparatório perto de Augsburg, Alemanha.

2001

2001

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14,1-6) | Material da Romênia; encontro preparatório em Vulcan, Romênia.

2001

2000

2000

Louvado seja Deus, que nos abençoou em Cristo (Efésios 1,3-14) | Material do Conselho de Igrejas do Oriente Médio; encontro preparatório em La Verna, Itália.

1999

1999

Deus habitará com eles. Será seu Deus e eles serão seu povo (Apocalipse 21,1-7) | Material da Malásia; encontro preparatório no mosteiro de Bose, Itália.

1999

1998

1998

O Espírito socorre a nossa fraqueza  (Romanos 8,14-27) | Material da França; encontro preparatório em Paris, França.

1997

1997

Em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus (2 Coríntios 5,20) | Material do Conselho Ecumênico Nórdico; encontro preparatório em Estocolmo, Suécia.

1997

1996

1996

Eis que estou à porta e bato (Apocalipse 3, 14-22) | Material de Portugal; encontro preparatório em Lisboa, Portugal.

1995

1995

Koinonia: comunhão em Deus e uns com os outros (João 15,1-17) | Material de Fé e Ordem; encontro preparatório em Bristol, Inglaterra.

1995

1994

1994

A casa de Deus: chamados a ser um no coração e na mente (At 4,23-37) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Dublin, República da Irlanda.

1993

1993

Dando frutos no Espírito para a unidade cristã (Gálatas 5,22-23) | Material do Zaire; encontro preparatório em Zurich, Suíça.

1993

1992

1992

Estou convosco sempre... Ide, portanto. (Mateus 28,16-20) | Material da Bélgica; encontro preparatório em Bruges, Bélgica.

1991

1991

Louvai ao Senhor, todas as nações (Salmo 117 e Romanos 15,5-13 | Material da Alemanha; encontro preparatório em Rotenberg an der Fulda, República Federal da Alemanha.

1991

1990

1990

Que todos sejam um... para que o mundo creia (João 17) | Material da Espanha; encontro preparatório em Madri, Espanha.

1989

1989

Construindo a comunidade: um só corpo em Cristo (Romanos 12,5-6a) | Material do Canadá; encontro preparatório em Whaley Bridge, Inglaterra.

1989

1988

1988

O amor de Deus afasta o medo (1 João 4,18) | Material da Itália; encontro preparatório em Pinerolo, Itália.

1987

1987

Unidos em Cristo – uma nova criação (2 Coríntios 5,17 a 6,4a) | Material da Inglaterra; encontro preparatório em Taizé, França.

1987

1986

1986

Vós sereis minhas testemunhas (Atos 1,6-8) | Material da Iugoslávia - Eslovênia ; encontro preparatório na Iugoslávia.

1985

1985

Da morte à vida com Cristo (Efésios 2,4-7) | Material da Jamaica; encontro preparatório em Grandchamp, Suíça.

1985

1984

1984

Chamados a ser um pela cruz de nosso Senhor (1 Coríntios 2,2 e Colossenses 1,20) | Encontro preparatório em Veneza, Itália.

1983

1983

Jesus Cristo - a Vida do mundo (1 João 1,1-4) | Material de um grupo ecumênico na Irlanda; encontro preparatório em Céligny, Suíça.

1983

1982

1982

Que todos estejam na tua casa, Senhor (Salmo 84) | Material do Quênia; encontro preparatório em Milão, Itália.

1981

1981

Um Espírito – muitos dons – um só corpo (1 Coríntios 12,3b-13) | Material dos Graymoor Fathers, USA; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1981

1980

1980

Que venha o teu Reino! (Mateus 6,10) | Material de um grupo ecumênico em Berlim, República Democrática Alemã; encontro preparatório em Milão.

1979

1979

Servir uns aos outros para a glória de Deus (1 Pedro 4,7-11) | Material da Argentina; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1979

1978

1978

Não sois mais estrangeiros (Efésios 2,13-22) | Material de uma equipe ecumênica em Manchester, Inglaterra.

1977

1977

A esperança não nos decepciona (Romanos 5,15) | Material do Líbano, no meio de uma guerra civil; encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1977

1976

1976

Seremos como Ele (João 3,2) ou Chamados a ser o que somos | Material da Conferência Caribenha de Igrejas; encontro preparatório em Roma, Itália.

1975

1975

Plano de Deus: todas as coisas em Cristo (Efésios 1,3-10) | Material de um grupo australiano. Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1975

1974

1974

Que toda língua confesse: Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2, 1-13) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1973

1973

Senhor, ensina-nos a orar (Lucas 11,1) | Encontro preparatório no mosteiro de Montserrat, Espanha.

1973

1972

1972

Eu vos dou um novo mandamento (João 13,34) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.

1971

1971

... e a comunhão do Espírito Santo (2 Coríntios 13,13).

1971

1970

1970

Somos colaboradores de Deus (1 Coríntios 3,9) | Encontro preparatório no monastério de Niederaltaich, na República Federal Alemã.

1969

1969

Chamados à liberdade (Gálatas 5,13) | Encontro preparatório em Roma, Itália.

1969

1968

1968

Para o louvor de sua glória (Efésios 1,14).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?