Notícias

CONIC participa de mais uma reunião em preparação à SOUC 2015

O CONIC foi convidado, em 2012, pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), para preparar os subsídios da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) de 2015. A terceira reunião em preparação aos trabalhos para a SOUC 2015 foi realizada em São Paulo, dos dias 24 a 27 de setembro. O presidente do CONIC, dom Manoel João Francisco, e a secretária geral, Romi Bencke, estavam presentes.
 
Para participar desta etapa do processo, a exemplo das anteriores, o CONIC convidou parceiros históricos de caminhada ecumênica, como o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI). Dos dois encontros anteriores resultou uma proposta que, por sinal, já foi enviada para o CMI.

“Esta reunião, que iniciou no dia 24 e foi até o dia 27, reuniu, além do grupo brasileiro, representantes da Comissão de Fé e Constituição do CMI e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade entre os Cristãos”, informou dom Manoel.

Momento de Celebração

Os trabalhos foram iniciados com um momento de celebração em torno do texto bíblico de João 4:1-7. Na continuidade, os representantes do CONIC apresentaram ao grupo o contexto religioso brasileiro, enfatizando o crescimento dos casos de intolerância religiosa e da necessidade de dar um testemunho mais concreto da unidade cristã como forma de contrapor as situações de desrespeito às diferentes expressões de fé. No segundo dia do Encontro, no devocional da manhã, orou-se pela Paz justa na Palestina (clique aqui para saber mais).
 
O dia terminou com uma visita ao Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) esteve na pauta dos trabalhos. Pe. Oscar Beozzo, coordenador co Centro, apresentou o contexto de surgimento do CESEEP e a proposta de formação ecumênica para o Brasil. Os convidados conheceram o trabalho de formação ecumênica realizada pelo Centro, cujo objetivo é o de qualificar lideranças populares, dirigentes de comunidades e agentes de pastoral das igrejas cristãs.
  
Em outro momento, a convidada Magali do Nascimento Cunha, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade no GT “O Papel das Igrejas durante a Ditadura”, e membro do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas, apresentou o Projeto Brasil Nunca Mais (clique aqui e obtenha mais informações), destacando a sua história e a importância que ele desempenha na preservação da Memória e Verdade.
 
Em seguida, Anivaldo Padilha, metodista que lutou contra os anos de chumbo, compartilhou os objetivos e os trabalhos realizados pela da Comissão Nacional da Verdade. Anivaldo também destacou a importância do GT sobre o papel das igrejas no período da Ditadura, chamando a atenção para os casos de delação que aconteceram nas igrejas. Anivaldo falou ainda sobre a rede complexa do sistema de tortura naquele período e a importância das igrejas atuarem no sentido de superação dos sistemas que sobreviveram à ditadura como, por exemplo, o caráter militar da polícia.
  
Apontamentos e Deliberações
 
Os trabalhos realizados ao longo da Semana possibilitaram a consolidação da proposta brasileira para a Semana de Oração de 2015. Os próximos passos ficarão a cargo do CMI.
  
Também participaram das atividades, pelo CMI, além do diretor da Comissão Fé e Constituição, John Gibaut, os colaboradores Mateus Odair Pedroso, Richard Augustin Sokolovsy, Ani Ghazaryane, Simei Monteiro, Bernd Denski e Peter Colwell. Representando o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade entre os Cristãos, o diretor Tony Currer e os colaboradores Anne-Noelle Clément, James Puglisi, Marie-Agnés Pui e Espedito Higino. O Clai foi representado pelo parceiro Darli Alves e o CEBI levou dois representantes, Edmilson Schinelo e Paulo Ueti.
 
Veja algumas fotos da ação:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos: Espedito Higino

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?