A Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) é dirigida por seu Conselho Coordenador (CC-IPU), cuja eleição ocorre a cada três anos em Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os delegados, que têm direito a voto, são pastores e pastoras, presbíteros e presbíteras e eclesianos e eclesianas enviados por igrejas, que têm direito de enviar até quatro delegados para a AGO, e presbitérios, que têm direito de enviar dois delegados.
A indicação dos candidatos ao CC-IPU ocorre da seguinte maneira: cada igreja da IPU tem o direito de indicar um presbítero ou presbítera ou pastor ou pastora como candidato ou candidata ao CC-IPU. Após a eleição ter sido realizada em assembleia na igreja local, ocorre outra eleição no presbitério, que elege um entre os candidatos que foram indicados por suas igrejas.
A última etapa desse processo ocorre na AGO, momento em que os delegados que participam da assembleia elegem os candidatos que já tinham sido eleitos em suas respectivas igrejas e presbitérios. São cinco as funções do CC-IPU, que são eleitas na seguinte ordem:
- Moderador
- 1º Secretário
- Tesoureiro
- Vice-Moderador
- 2º Secretário
Uma vez que o CC-IPU está formado, o Moderador tem a função de dirigir as reuniões do próprio CC-IPU, assim como as assembleias, o 1º Secretário é responsável pelas atas e pela comunicação interna da igreja, o Tesoureiro cuida da parte financeira, o Vice-Moderador é o substituto imediato do Moderador em suas atribuições e o 2º Secretário é responsável pela comunicação externa da igreja.
No dia 21 de julho de 2023, durante a XX AGO da IPU, foram eleitos os seguintes irmãos e irmãs para o CC-IPU: Moderador Rev. Francisco Benedito Leite (Presbitério de Jundiaí), 1º Secretário Rev. Cleverson Correa (Presbitério de Vitória), Tesoureira Presba. Priscila Novaes (Presbitério Cidade do Rio de Janeiro), Vice-Moderador Rev. Cláudio Márcio Rebouças da Silva (Presbitério do Salvador) e 2ª Secretária Presba. Cristiane Correia Monteiro (Presbitério Erasmo Braga).
A IPU pede oração por seu novo Conselho Coordenador aos irmãos e às irmãs das diferentes denominações cristãs e demais instituições ecumênicas. Que o CC-IPU, humildemente, possa cooperar para a manifestação do Reino de Deus junto com o restante do povo que compõe o corpo de Cristo.
CONIC com informações da IPU
Foto: reprodução