.jpg)
No dia 12 de março, o livro “Águas para Vida: ação ecumênica por direitos e bens comuns no Brasil e na América Latina”, uma parceria de CONIC e Christian Aid, foi lançado no escritório da Christian Aid, em São Paulo.
A publicação é fruto de um projeto de dois anos com o objetivo de fortalecer o trabalho das organizações baseadas na fé em defesa da água no Brasil.
O projeto foi desenvolvido em um contexto de acirramento da disputa pelo controle dos recursos naturais no Brasil e na região, e apostou no fortalecimento do movimento ecumênico por direitos e justiça socioambiental.
Ao longo dos dois anos do projeto, muitas atividades foram desenvolvidas sob o tripé de formação, ações de incidência e comunicação. Mais de 50 organizações, entre igrejas, OBFs, movimentos sociais e organizações da sociedade civil se envolveram nas atividades e fortaleceram sua atuação no tema. Além de espaços de articulação nacionais, como o Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT), o projeto também envolveu redes e organizações internacionais, como a Rede Ecumênica da Água, do Conselho Mundial de Igrejas, e o Centro Regional Ecumênico de Assessoria e Serviço (CREAS).
O livro conta com reflexões sobre os aprendizados do projeto, incluindo um artigo da secretária-geral do CONIC, pastora Romi Bencke, e apresenta um guia prático de incidência para o planejamento de organizações sociais. Na segunda parte da publicação, são apresentados estudos de caso elaborados por organizações sociais sobre comunidades enfrentando problemas no acesso à água.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresenta o caso de contaminação pela barragem hidrelétrica de Santo Antonio, em Rondônia; a Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) reflete sobre os impactos da mineração de bauxita sobre comunidades ribeirinhas no Pará; a Sempreviva Organização Feminista (SOF) apresenta a organização das mulheres enfrentando desafios da contaminação pelo agronegócio em São Paulo.
Para acessar a versão em português do livro clique aqui.
Para acessar a versão em inglês do livro clique aqui.
Foto: Leandro Bugni