MPDFT e Comitê Distrital de Diversidade Religiosa promovem Encontro em Defesa da Liberdade Religiosa
Notícias
Em alusão ao Dia Internacional de Homenagem às Vítimas de Atos de Violência baseados na Religião ou Crença, celebrado em 22 de agosto, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Comitê Distrital de Diversidade Religiosa (CDDR) realizaram, no dia 29 de agosto, um Encontro em Defesa da Liberdade Religiosa. O evento, que ocorreu na sede do MPDFT, das 17h às 19h, foi aberto ao público e reuniu diversas autoridades e representantes de diferentes religiões.
A abertura do encontro foi conduzida pela promotora de justiça Polyanna Silvares de Moraes Dias, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED). Em seguida, a professora Tânia Mara Campos de Almeida, do Departamento de Sociologia e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres da Universidade de Brasília (UnB), apresentou uma palestra destacando a importância de que a liberdade de expressão seja exercida com respeito à dignidade humana. Tânia Mara ressaltou que a liberdade de expressão que desrespeita o outro acaba por reproduzir desigualdades e discriminações, e que o enfrentamento a essas desigualdades é um ato político essencial.
O evento também contou com uma roda de conversa envolvendo representantes de diversas religiões, que debateram temas como a laicidade do Estado, a necessidade de dados qualificados sobre intolerância religiosa e a importância de problematizar o cristianismo como projeto de poder. A pesquisa realizada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual e contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (DECRIN), destacada pela delegada adjunta Cintia Carvalho e Silva, foi fundamental para embasar o primeiro protocolo regional sobre diversidade religiosa. Esse protocolo visa capacitar servidores/as da Polícia Civil sobre a diversidade religiosa brasileira, prevenindo práticas de intolerância e discriminação.
O encontro foi encerrado pelo coordenador de Políticas de Proteção e Promoção da Liberdade Religiosa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), Elianildo Nascimento, que reforçou o compromisso do Estado em garantir a liberdade religiosa e combater a discriminação.
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) esteve representado no evento pela sua secretária-geral, a pastora Romi Bencke, que também destacou a importância da laicidade do Estado e do respeito à diversidade religiosa.