Nota do CONIC: Luto por Mãe Bernadete Pacífico
Notícias
“Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou." (Apocalipse 21:4)
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) soma-se às várias manifestações de indignação e revolta diante do assassinato brutal de Mãe Bernadete Pacífico, ocorrido na noite do dia 17 de agosto de 2023, no município de Simões Filho, na Bahia. Mãe Bernadete foi executada dentro de sua casa e em frente aos seus netos.
Mãe Bernadete, que dedicou sua vida em defesa dos territórios quilombolas, era a coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Lutou também contra a intolerância religiosa e pelo direito à sua fé ancestral. Há seis anos, reivindicava pelo assassinato de seu filho Binho, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia.
O assassinato de Mãe Bernadete escancara a face cruel do Brasil racista, que nega o direito ao território e dignidade de vida para as pessoas descendentes de escravizados.
Reivindicamos que os Ministérios da Justiça e de Direitos Humanos acompanhem as investigações relacionadas a este crime. Que o assassinato de Mãe Bernadete não caia no silenciamento cúmplice do racismo, que deixa inúmeras execuções de pessoas negras sem respostas.
Manifestamos nossa solidariedade aos irmãos e às irmãs da CONAQ e ao Quilombo Pitanga dos Palmares.
Assina:
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC