Notícias

O perfeito amor lança fora o medo

O perfeito amor lança fora o medo

Não tenhais medo, pois eis que venho anunciar-vos
uma Boa Nova que será uma grande alegria
para todo o povo: nasceu hoje um Salvador!
(Cf.: Lc 2.10-11ª)

Finalizamos um ano marcado pelo aprofundamento das desigualdades e da polarização. Enquanto pessoas lutam diariamente pelo pão de cada dia, outras, fartas de pão, fecham-se nos individualismos e em ambições. Há, ainda, os que investem tempo e dinheiro para a disseminação de notícias falsas e outras estratégias que dividem o povo. Nos tempos em que Jesus nasceu, a história não era tão diferente: o Império Romano sabia jogar bem com o medo e com a tirania. 

Mas Jesus é a culminância da história de amor de Deus para com a humanidade

Jesus é Deus que se faz humano. Tão humano que andou entre nós, chorou, riu, perdeu a paciência, pescou e compartilhou o pão. Nascido no seio de uma família simples, tendo como mãe uma mulher corajosa, que não se rendeu à cultura de silenciamento e anulação das mulheres, Ele ousou ao desestabilizar os argumentos religiosos que defendiam valores como a pena de morte, a segregação e o não-perdão. 

Nem as pessoas que o seguiam entendiam muito bem o seu projeto de liberdade, amor e paz, pois continuavam a defender o “olho por olho, dente por dente”. Jesus, o Príncipe da Paz, destronava os poderosos com uma sabedoria fora do comum. Quando perguntado se o imposto deveria ser pago à Roma, ele pega a moeda, vê o rosto de César nela, e responde: “a César o que é de César”. Colocado contra a parede para apedrejar uma mulher, sob o amparo da Lei patriarcal, o mestre convida todos a uma profunda reflexão: “quem dentre vós está livre de pecado, atire a primeira pedra”. Condenados pela própria consciência, todos partiram sem atirar uma pedra sequer.

É esse Jesus, Deus encarnado em profunda humanidade, que nasce neste 25 de dezembro. É esse menino-Deus que nos ensina a viver a fé como experiência profunda de religação e intimidade com Deus. A fé em Jesus Cristo não é, nem nunca pode ser, comércio ou instrumento de opressão.

O Jesus que nasceu em Belém e cresceu em Nazaré é o Jesus dos guetos e das favelas. Jesus saiu das periferias para dispersar as pessoas orgulhosas, exaltar as humildes, cobrir de bem as famintas e despedir as ricas de mãos vazias (cf. Lc 1. 51-53).

Nós, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), desejamos a você e sua família um abençoado Natal e um 2023 repleto de boas novas, acompanhado desse Jesus que nos desafia a nos abrirmos para a humanidade que há em nós.

Eis que nasceu, hoje, um Salvador!

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?