O Fundo de População das Nações Unidas e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA) lançam, por meio de parceria, a plataforma online do projeto “Saúde das Manas”. O site, que já está no ar, disponibiliza notícias, vídeos, fotos, cards e áudios com informações relacionadas ao projeto (saiba mais abaixo).
A plataforma foi projetada para permitir maior interatividade com as usuárias, bem como compartilhar e agrupar informações sobre o projeto “Saúde das Manas”, que tem por objetivo garantir o acesso à saúde para mulheres marajoaras no contexto da pandemia da Covid-19 nos municípios de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Melgaço, Salvaterra e Santa Cruz do Arari, no estado do Pará (Amazônia - Brasil).
Saúde das Manas
O Projeto Saúde das Manas é uma iniciativa do Fundo de População das Nações Unidas em parceria com o Cosems/PA para apoiar a promoção e a continuidade dos serviços de saúde sexual reprodutiva das mulheres da Ilha do Marajó durante a pandemia.
Serão investidos no projeto cerca de US$300 mil dólares, o que equivale a R$ 1,6 milhão. A expectativa é que 80 mil mulheres, em idade reprodutiva e residentes nos sete municípios da região de intervenção do projeto, possam ser beneficiadas.
A estratégia do projeto para o alcance dessas mulheres prevê o fortalecimento do sistema de saúde da região com a instalação de salas de telemedicina, apoio tecnológico para coordenadores da Atenção Básica, reforço no plano de mobilidade dos e das Agentes Comunitários de Saúde e a construção da plataforma digital para cadastramento das mulheres para receber os métodos contraceptivos e a disponibilização do banco de dados com informações demográficas, para coordenação da Atenção Básica.
Até o momento o projeto, Saúde das Manas, já realizou a entrega de 600 Kits Dignidade (contendo produtos de higiene pessoal) para as mulheres residentes nos municípios impactados pelo projeto.
Computadores e televisores foram adquiridos e entregues para o Conselho para a montagem de seis salas para operação de telemedicina com profissionais médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia.
Também já foi realizada a entrega de dez tablets para apoiar o trabalho dos e das coordenadores e coordenadoras da Atenção Básica, 35 bicicletas para facilitar a locomoção de Agentes Comunitários de Saúde e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde que estão na ponta do sistema e precisam dos equipamentos, especialmente, para conter o avanço da Covid-19 na região.
Até o final do ano uma nova remessa de Kits Dignidade será entregue diretamente para as mulheres. Já a oferta de métodos contraceptivos será ampliada, por meio da doação por parte do UNFPA, de insumos para os serviços de saúde da região. Entre os itens estão camisinhas, contraceptivos injetáveis e pílulas de emergência.
Em paralelo, o projeto “Saúde das Manas”, busca, ainda, fomentar a troca de informações e a educação entre pares por meio de webinários com profissionais do meio acadêmico, dos serviços de saúde de outras regiões do país, construindo, dessa forma, o diálogo e o conhecimento sobre temáticas associadas à saúde reprodutiva.
Conheça o site: saudedasmanas.org.br
Fonte: UNFPA
Foto: Reprodução