Seminário Internacional em Assunção promove diálogo e defesa dos direitos humanos
Notícias
Na última semana de outubro, ativistas, defensores de direitos humanos, representantes de diferentes religiões e de organizações da sociedade civil se reuniram, na cidade de Assunção, Paraguai, para participar do Seminário Internacional "Eu acredito e defendo". A secretária-geral do CONIC, pastora Romi Bencke, esteve presente.
O evento teve como objetivo refletir e celebrar a diversidade da família humana, bem como destacar o papel crucial do Estado na educação de crianças, promovendo uma abordagem livre de qualquer forma de ódio e divisão.
No manifesto, divulgado durante o seminário, os participantes reivindicaram a igualdade em dignidade e direitos para todas as pessoas, ressaltando o direito fundamental à liberdade de religião e consciência. Foi enfatizado que a visão de fé e os princípios dos direitos humanos não são incompatíveis, mas sim orientados para objetivos comuns.
Além disso, os participantes destacaram a importância de compreender que as religiões devem ser agentes de união e compromisso com a paz, em vez de instrumentos de dominação. Foi exigido o respeito pela espiritualidade dos povos indígenas e suas visões de mundo, condenando veementemente qualquer forma de violência contra seus líderes espirituais.
As organizações presentes no evento enfatizaram a necessidade de diálogo e do respeito por todos os seres humanos, especialmente em face das injustiças e da cultura de violência e hostilidade que parecem prevalecer no mundo de hoje.
Os participantes reafirmaram, em diferentes oportunidades, que sem direitos não há igualdade e sem igualdade não há paz. Neste sentido, o diálogo foi apontado como o caminho para valorizar a diversidade, confirmando que habitamos diferentes corpos, culturas e territórios.
O manifesto também pede um compromisso de todas as organizações participantes para que continuem promovendo espaços de diálogo e encontro entre a fé e os direitos humanos, de modo a criar um mundo mais justo e solidário.
O Seminário Internacional foi organizado pelo Centro de Documentação e Estudos, Cristãos Inclusivos do Paraguai, Diakonia, Memetic.Media e Servicio Paz y Justicia Paraguai.