Composto pela Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Presbiteriana Unida, o CONIC nasceu no ano de 1982, em Porto Alegre (RS).
Sua criação é fruto de um longo processo de articulação entre as igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Metodista (esta última não integra mais o CONIC). As primeiras conversas para a criação do Conselho ocorreram em 1975. Foram 13 reuniões entre as presidências nacionais das igrejas acima citadas para, em 1982, definir-se pela criação.
A mensagem final da Assembleia que deu origem ao Conselho apresentou a MISSÃO de “colocar-se a serviço da unidade das igrejas, empenhando-se em acompanhar a realidade brasileira, confrontando-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus”. É compromisso do CONIC, portanto, desde aquele tempo, atuar em favor da dignidade e dos direitos e deveres das pessoas, até como forma de fidelidade à mensagem evangélica.
Hoje, com sede em Brasília (DF), o CONIC mantém entre os seus objetivos a promoção das relações ecumênicas entre as igrejas e o fortalecimento do testemunho conjunto das igrejas-membro na defesa dos Direitos Humanos. Para alcançar tal meta, as igrejas que compõem o CONIC vivenciam uma parceria de diálogo, de valorização da vida humana, de amizade fraterna e de convivência enquanto entidades que buscam um caminho comum.
Atuação e compromisso
O CONIC não limita suas atividades ao campo da fé. Ciente de seu compromisso com o Evangelho, tem atuado, desde os tempos da Ditadura, para transformar o país em uma nação de todos e para todos. Por isso, pauta suas ações em eixos como a defesa de direitos, da busca pela igualdade, do fortalecimento das causas sociais e do irrestrito apreço pela democracia.
Logo comemorativa
Num momento tão especial quanto esse, nada mais justo do que apresentar ao público a logomarca comemorativa a esses 40 anos de CONIC. A peça será utilizada nas correspondências do Conselho (enviadas a órgãos públicos, parceiros, captadores de recursos, etc.), bem como em alguns materiais virtuais, como nos cards do Instagram.
Vale lembrar que a logo oficial do Conselho continua a mesma. Essa que está sendo apresentada agora é apenas celebrativa. Passado esse período de comemoração, sua utilização será descontinuada.