Realizada de modo virtual, a 48ª Assembleia Ordinária da Coordenadoria Ecumênica de Serviço aconteceu na última terça feira, 8 de junho, reunindo a atual diretoria do triênio 2019 – 2021, a coordenação executiva, delegados e delegadas e representantes das igrejas associadas e de organizações parceiras convidadas.
A Assembleia foi marcada por muita reflexão e emoção: momentos de mística, cantos e depoimentos em vídeo de representantes de movimentos apoiados pela CESE.
A programação da manhã teve como destaque a participação de Alexandre Brasil Fonseca. Alexandre é sociólogo, professor associado e diretor do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presidente de Paz e Esperança /Brasil e coordenador estratégico do Coletivo Bereia que atua na informação e checagem de notícias. Fonseca alertou os/as representantes das igrejas e organizações convidadas sobre o papel das fake news na manipulação da fé.
Ainda pela manhã, foi apresentado o vídeo da retrospectiva 2020 da CESE e o Relatório de Atividades e Financeiro do período. Todos foram aprovados por unanimidade.
Pela tarde, Padre Marcus Barbosa ( ICAR), que presidiu a CESE nos 2 últimos triênios apresentou a palavra da Diretoria Institucional de retrospectiva e agradecimento à equipe.
‘’Nosso mandato foi marcado pela pandemia, assim como todas as nossas vidas, atividades e lutas. Como muitas famílias brasileiras, a família CESE também foi tocada pela COVID19 e teve perdas e momentos de muita preocupação, dor, mas também de comunhão e solidariedade. Apesar desses tempos tão difíceis da vida da CESE, ela continuou sua missão de modo relevante e sai, desses últimos três anos, mais fortalecida’’. Trecho da carta da Diretoria Institucional.
Leia aqui a carta na íntegra.
A CESE preparou um vídeo de agradecimento aos que participaram da Diretoria Institucional nos últimos 3 anos, carregado de memórias, encontros e celebrações.
Em seguida, aconteceu a eleição da nova diretoria para os próximos 3 anos que ficou assim composta: Presidência - Pastora Helivete Ribeiro Pinto Bezerra, da Aliança de Batistas do Brasil. A Presbítera Eleni Rodrigues Mender Rangel (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil) ocupará o cargo da vice-presidência. O Pastor Cláudio Márcio Rebouças da Silva (Igreja Presbiteriana Unida) será o Primeiro Secretário e o Diácono Luciano Lima Santana (Igreja Católica Apostólica Romana) ocupará o cargo de Segundo Secretário.
Prosseguem na direção da CESE também o Bispo João Câncio Peixoto Filho (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB) como Primeiro Tesoureiro e o Pastor Renato Küntzer (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB), como Segundo Tesoureiro. A Srta. Josileide José dos Santos (Aliança de Batistas do Brasil) atuará no Conselho Fiscal, juntamente com a Sra. Carmem Andréa Blaas Rodrigues (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil). A Sra. Júlia Taís Campos Ribeiro de Oliveira (Igreja Católica Apostólica Romana), será a suplente do Conselho no triênio.
Palavra da Presidenta da CESE eleita para o triênio 2021-2024
Irmãs e irmãos de caminhada! Minha palavra nesse momento em que sou conduzida a presidência da CESE, é da mais profunda gratidão pela confiança depositada não apenas em mim, como mulher, negra, pastora, feminista, mas em toda a Aliança de Batistas do Brasil, “irmã mais nova” nessa caminhada ecumênica, mas que tem buscado cooperar de forma mais sincera e dedicada possível.Lembrando as palavras do poeta e cantor dessa terra, Raul Seixas, “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Nesses tempos sombrios em que querem nos tirar tudo, inclusive a capacidade de sonhar, que sigamos ousadamente sendo resistência, anunciando que morte nunca terá a última palavra – mas sim penúltima – a palavra definitiva sempre será a vida, e vida em abundância.Sigamos, pois, juntas e juntos, no mesmo sonho rebelde que o nosso Mestre. Obrigada!
Fonte: CESE
Imagens: Reprodução