Notícias

Manifesto inter-religioso de apoio aos povos indígenas, indigenistas e servidores da FUNAI

Manifesto inter-religioso de apoio aos povos indígenas, indigenistas e servidores da FUNAI

No dia 23 de junho, a Catedral Episcopal Anglicana de Brasília (IEAB), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), a Iniciativa das Religiões Unidas (URI), a Conferência dos Religiosos do Brasil, regional Brasília, e a Rede Nacional da Diversidade Religiosa e Laicidade (RENADIR) realizou um ato inter-religioso em solidariedade e apoio aos povos indígenas. 

A atividade fez memória e pediu justiça pela morte do indigenista Bruno e do jornalista Dom, assassinados no Vale do Javari. Na ocasião, foi apresentado um manifesto inter-religioso em apoio aos e às servidoras da FUNAI e aos povos indígenas. 

O manifesto está disponível para adesão neste link.

 

Abaixo, leia a íntegra do manifesto:

Manifesto inter-religioso de apoio aos povos indígenas, indigenistas e servidores da FUNAI

Quem morre vira semente! Esta é a frase que foi recorrentemente afirmada por representações indígenas ao longo de toda a pandemia da COVID-19.  Ao virarmos semente, a existência assume outros significados que servirão de consolo, orientação e força para quem ficou.

Hoje, 23/06/2022, fazem sete dias que as mortes de Bruno e Dom foram confirmadas, após dez dias de profunda angústia e ausência de respostas. Bruno e Dom foram assassinados de várias formas. Além da barbárie do crime, a dignidade de ambos foi assassinada por autoridades políticas que tentaram desqualificar a história destes dois filhos do Brasil. Bruno e Dom tinham como missão de vida a defesa dos povos das florestas, a proteção às comunidades indígenas de recente contato e a coragem profética de contar ao mundo, em palavras e ações, tanto sobre o modo de vida das comunidades indígenas do Vale do Javari, quanto sobre as capilaridades entre crime organizado, pesca ilegal, mineração e outras formas de destruição da floresta e suas múltiplas formas de vida.

Bruno e Dom viraram sementes, ou, como expressou Beatriz de Almeida Matos, antropóloga e companheira de Bruno, tanto na vida, quanto na luta pela defesa dos povos indígenas, os espíritos de Bruno e Dom passeiam pela floresta e estão espalhados entre nós, por isso, a força de lutar por políticas indigenistas e pelas florestas torna-se mais forte. 

Esta força impulsiona o movimento que desvela a política anti-indígena promovida pelo atual governo. Os e as servidoras da FUNAI, corajosamente, estão mobilizados e em greve como reação às atrocidades cometidas pelas autoridades que deveriam zelar e garantir a existência das comunidades e lideranças indígenas e a segurança de indigenistas e ambientalistas.

Os espíritos-sementes de Bruno e Dom revelam que o que se tornou crime no Brasil é a defesa dos direitos humanos, territoriais, sociais, ambientais, econômicos. A legalidade é mobilizada para justificar atrocidades e criminalizar a luta por direitos. 

O Brasil chegou no limite. A barbárie instalou-se entre nós. Ela está nos assassinatos de Mariele Franco, de Genivaldo, de Bruno e de Dom. Está presente nas chacinas de Jacarezinho e da Vila Cruzeiro e em todas as políticas que reforçam e legalizam a violência.

A greve dos e das servidoras e servidores da FUNAI é por Justiça para Bruno e Dom, é pela interrupção das políticas anti-indigenistas coordenada por Marcelo Xavier e por uma FUNAI que cumpra a sua tarefa de proteger os povos indígenas!

A mobilização e a greve das trabalhadoras e dos trabalhadores da FUNAI é uma brecha para nos reencontrarmos com nossa humanidade perdida.

Nós, organizações religiosas e pessoas de diferentes espiritualidades apoiamos esta greve, da mesma forma, que exigimos a apuração independente, séria, profunda e transparente das mortes de Bruno e Dom, para isso, não é possível ignorar as denúncias feitas pela UNIJAVA. Estas denúncias precisam ser incluídas e ser parte central do processo de investigação, sob o risco de legalizarmos o crime e criminalizarmos os direitos humanos.

Convidamos você, sua organização a assinarem este manifesto. Por Bruno, por Dom, por todas as comunidades indígenas, por todos/as indigenistas, pelos/as ambientalistas.

Não ao Marco temporal e por uma FUNAI indígena e indigenista!

  • Catedral Anglicana da Ressurreição
  • Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)
  • Comissão Brasileira Justiça e Paz
  • Diocese Anglicana de Brasília
  • Instituto de Imigrações e Direitos Humanos 
  • URI América Latina e Caribe CRB - Brasília
  • RENADIR - Rede Nacional da Diversidade Religiosa e Laicidade

Lembre-se: você também pode assinar conosco, neste link.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?