Inserido no escopo “Religião e Espaço Público”, o Instituto de Estudos da Religião (ISER) lançou o projeto RELIGIÃO E PODER - A relação das religiões com a política no Brasil. A ideia é mapear e acompanhar as principais ações das Frentes Parlamentares de cunho religioso que atuam no Congresso Nacional na presente legislatura: a Frente Parlamentar Evangélica, a Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana e a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.
O ponto de partida é um banco de dados que reúne os parlamentares signatários das Frentes e as descrições de suas principais atividades no Congresso. Em parceria com a Gênero e Número, será feito um trabalho de levantamento de dados e análise da atuação parlamentar das Frentes e seus integrantes, cujos deputados somam 76% de toda a Câmara.
Também serão identificadas e acompanhadas as principais lideranças de cada Frente, seu envolvimento com pautas específicas, relações com diferentes denominações religiosas, dentre outras observações.
O mapeamento e análises ficarão disponíveis neste link.
CONIC com informações do ISER
Imagem: Reprodução