Notícias

Batistas: Brumadinho e a "prevalência arrogante do lucro sobre o amor"

 
Aliança de Batistas do Brasil (ABB), uma organização de pessoas e igrejas evangélicas que integra o CONIC, publicou nota nesta terça-feira, 29/01, demonstrando consternação diante do crime ambiental em Brumadinho. O documento, assinado por toda a diretoria da ABB, denuncia o desmantelamento do IBAMA e afirma que situações como "a barragem de Brumadinho e outras são metáforas arquitetônicas da prevalência arrogante do lucro sobre o amor". 
 
Vale a pena ler o documento na íntegra:
 
Declaração da Aliança de Batistas do Brasil
A LAMA E OS ESCOMBROS DE BRUMADINHO
 
Consolar famílias, denunciar injustiças e tecer esperanças é o objetivo dessa nossa declaração, diante da imagem dolorosa da enxurrada de lama e dos montes de escombros trazidos pela tragédia de Brumadinho.
 
A queda estrondosa da barragem, três anos depois do desastre de Mariana, a lama transformada em mar, transformaram também em escombros histórias de amor e de vida, mas paradoxalmente também destruíram muralhas de insensibilidade, estabelecendo um rio de lágrimas solidárias, à medida que se vão anunciando e nomeando propriamente as vítimas. 
 
Escrevemos chorosos, no ritmo do choro concreto das famílias que perderam seus amados e amadas, e “sem parar os nossos olhos vão derramar lágrimas até que o Senhor olhe lá do céu e nos veja” (Lm 3,49-50), como chorou o profeta Jeremias diante da destruição de Jerusalém, mas isso não basta.
 
Somos a Aliança de Batistas do Brasil, uma organização de pessoas e igrejas evangélicas dispostas a viver o evangelho em solidariedade e luta contínua por um mundo com mais amor e mais justiça. Diante disso, nossa declaração se transforma em oração de confissão e compromisso.
 
Confessamos omissão diante de injustiças e equívocos em nossas posturas como cristãos, incapazes de perceber que muralhas e barreiras se erguem constantemente sobre as nossas cabeças, ameaçando a paz e a segurança de nossas vidas. 
 
A barragem de Brumadinho e outras são metáforas arquitetônicas da prevalência arrogante do lucro sobre o amor. Analistas nos lembram imediatamente que a queda das ações da mineradora é efeito passageiro e os acionistas não precisam ficar preocupados. Bastam lembrar que em Mariana, depois de um período de baixa, em condições similares, houve uma disparada de duzentos por cento no preço das ações, assegurando lucro aos investidores. A precificação de tragédias deveria nos causar asco e confessamos que as engolimos com certa facilidade.
 
Confessamos o nosso silêncio diante do desmantelamento do IBAMA, por exemplo, o único órgão que alertou sobre a possibilidade do desabamento, reduzido sistematicamente em sua estrutura e saqueado em seus recursos de agente público de proteção ao meio ambiente. Desse modo, a declaração oficial do nosso governo de que somos um dos países que mais protegem o meio ambiente se torna discurso suspeito e vazio.
 
Então, com dor no coração e lágrimas nos olhos, nos comprometemos diante do Deus de toda justiça e misericórdia, guiados pelo sopro da Divina Ruah, no seguimento corajoso de Jesus de Nazaré, a gritar e a lutar para que as palavras do profeta Isaías se tornem realidade: “No país, haverá justiça por toda parte; todos farão o que é direito” (Is 32:17).
 
O barulho estrondoso do rompimento da barragem de Brumadinho ecoou pelo mundo inteiro como um grito de denúncia de um sistema fundamentalmente injusto, e o nosso compromisso aqui assumido publicamente é que o nosso grito seja ainda maior, contra todas as estruturas de morte erguidas pelo Capital, e que denúncias e ações concretas sempre acompanhem nossos gritos, nossas lágrimas e nossas orações, confiantes que “a justiça trará paz e tranquilidade, trará segurança que durará para sempre”, (Is, 32,17.
 
Recife, 29 de janeiro de 2019
 
ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL
Marcos Monteiro - Redator
Paulo César Pereira - Presidente
Nivia de Souza Dias - Vice-presidente
Josileide Jose dos Santos - 1.ª Secretária 
Pr. Eduardo Ohana Calil - 2.º Secretário
Pr. Bruno Moreira da Silva Clemente - 1.º Tesoureiro
Pr. Jefferson Santos da Silva - 2.º Tesoureiro
Flávio Conrado - Secretário Executivo
 
Conselho Fiscal: 
Marluce Leite de Oliveira 
Pr. Valdenicio Santos de Oliveira
Josilene da Silva

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?