Notícias

Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã, 2022

Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã, 2022

Foi escolhido, na última semana (conforme regra do Edital), a arte que irá ilustrar o cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC 2022), bem como todas as peças gráficas alusivas à SOUC.

O desenho selecionado foi enviado por Alexandre Amorim. Baseada na técnica da xilogravura, a peça representa os três reis magos indo ao encontro do menino Jesus que, com José e Maria, estavam na tenda de Belém:

Logo após a escolha, a equipe do CONIC entrou em contato com Alexandre para que ele pudesse explicar melhor o que o inspirou e quais seriam as considerações que ele gostaria de fazer a respeito da arte.

Confira:

CONIC: Oi Alexandre, tudo bem? Com alegria, comunicamos que seu desenho foi o vencedor do concurso. Agora, precisamos te apresentar para nossos leitores. Então, para começar, você é de qual estado? E qual é sua idade e profissão?

Sou natural de São João Batista, Santa Catarina. Tenho 22 anos e sou seminarista diocesano do terceiro ano da etapa configuradora (teológica) da arquidiocese de Florianópolis.
 
CONIC: O que te motivou a participar do Concurso?

Recebi o edital do Alessandro, um amigo seminarista, que me motivou a participar do concurso. 

CONIC: Para você, qual é a importância do diálogo ecumênico?

O diálogo ecumênico é de suma importância. Recordo a oração de Jesus ao se dirigir ao Pai da seguinte maneira: “Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo 17,21).

Somos seres de comunhão, pois fomos criados à Imagem e Semelhança de Deus, Santíssima Trindade, que é comunhão de amor. O papa Francisco tem pedido cada vez mais a unidade entre nós, cristãos, através do diálogo, da oração e dos trabalhos pelo bem comum. Afinal, “Nisso todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. (Jo 13,35) Desejo, de coração, que esse singelo desenho inspire a imitarmos a atitude dos reis magos: vermos o seu astro no Oriente e irmos ao seu encontro prestar-lhe homenagem (Cf. Mt 2,2). 

Algumas considerações sobre o desenho:

1 – A arte segue os traços inspirados nas xilogravuras nordestinas, típicas da região do nordeste brasileiro, lugar onde o subsídio da SOUC 2022 foi adaptado pelo CONIC, no agreste pernambucano. Os traços em preto e branco, a fisionomia das personagens e a vegetação típica do agreste manifestam tal inspiração;

2 – No céu do desenho contemplamos a estrela do Oriente, sinal de esperança que conduz os magos e os povos da terra ao lugar do nascimento de Jesus;

3 – A estrela do Oriente tem a forma da cruz de Jesus, o sinal de sua morte e ressurreição (Cf. Mt 16,4);

4 – 12 estrelas encontram-se ao redor da estrela do Oriente. Representam os apóstolos que nos transmitiram a fé;

5 – Abaixo da Estrela, encontra-se o recém-nascido, Jesus, Maria e José em uma humilde estrebaria. É o Cristo que não se apega ao seu ser igual a Deus, mas se humilha fazendo-se aos homens semelhantes (Cf. Fl 2,6);

6 – Abaixo estão os magos, cada um trazendo os seus presentes: ouro, incenso e mirra. São presentes místicos que representam a realeza, a divindade e a natureza humana de Jesus. Ao mesmo tempo os magos, segundo uma antiga tradição, são símbolos da diversidade dos povos, representam a universalidade do chamado que Deus faz a todo e cada homem e mulher. Um dos magos aponta apara o astro do Oriente, fazendo jus à passagem bíblica que ilumina a SOUC 2022;

7 – Os magos estão se dirigindo até a pequena estrebaria para prestarem homenagem a Jesus. Tal atitude nos revela que, a partir de Jesus, Deus deseja a unidade entre todas as nações, especialmente entre nós, cristãos.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?