Notícias

CONIC chega aos 40 anos: veja o que fez e faz parte da nossa luta

CONIC chega aos 40 anos: veja o que fez e faz parte da nossa luta

Neste mês de outubro, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil completa 40 anos de fundação. Composto pela Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Presbiteriana Unida, o CONIC nasceu no ano de 1982, em Porto Alegre (RS).

Hoje, o Conselho conduz uma série de iniciativas, entre elas:

  • Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)
  • Campanha da Fraternidade Ecumênica (a cada cinco anos)
  • Imigrantes e Refugiadas: Desafios da Casa Comum
  • Integra a Iniciativa Inter-religiosa pela proteção das florestas
  • Rede Ecumênica da Água (REDA)
  • E iniciará, em 2023, o curso Itinerários Dialógicos (em parceria com o Instituto Sustentabilidade das Faculdades EST de São Leopoldo)

O CONIC também se insere em diferentes redes com as quais realiza diversas incidências.

Dentre as redes, destaca-se o Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT), onde organiza e executa atividades de diálogo inter-religioso (visita a terreiros, rodas de conversas com judeus, muçulmanos, bahá’ís, budistas, etc.), promoção da justiça social, inclusão, empoderamento de mulheres, defesa de povos tradicionais, ações de incidência denunciando o feminicídio, o extermínio da juventude negra. Essas ações desdobram, frequentemente, em novas frentes de trabalho, como a campanha Tire os Fundamentalismos do Caminho; destaque também para a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, que tem como objetivo principal propor mudanças no sistema político brasileiro a fim de aprofundar a democracia.

Articulação e diálogo

A criação do CONIC foi fruto de um longo processo de articulação entre as igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Metodista (esta última não integra mais o CONIC, mas foi uma das igrejas fundadoras). 

As primeiras conversas para a criação do Conselho ocorreram em 1975. Foram 13 reuniões entre as presidências nacionais das igrejas acima citadas para, em 1982, definir-se pela criação.
 
A mensagem final da Assembleia que deu origem ao Conselho apresentou a MISSÃO de “colocar-se a serviço da unidade das igrejas, empenhando-se em acompanhar a realidade brasileira, confrontando-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus”. É compromisso do CONIC, portanto, desde aquele tempo, atuar em favor da dignidade e dos direitos e deveres das pessoas, até como forma de fidelidade à mensagem evangélica.

Mudança para Brasília

Nascido em Porto Alegre, hoje o CONIC tem sua sede em Brasília (DF). Centro do poder, estar na capital federal traz ao CONIC um ambiente propício à interação com os poderes da República. Essa interlocução é feita, sempre, no sentido de cobrar e relembrar aos poderosos seu real papel no poder: o compromisso com o povo que mais sofre e com a eliminação das desigualdades. O Conselho não tem uma “bancada da bíblia”, pois defende veementemente a separação entre Igreja e Estado. E jamais se silencia diante das violações de direitos. Neste sentido, CONIC atua, articulado com diferentes grupos, para incidir em políticas públicas a favor da distribuição de renda, segurança alimentar, políticas antirracistas e pelos direitos das mulheres. Historicamente, participa em diferentes conselhos, com destaque para o Conselho de Economia Popular e Solidária. Em sua história, participou no Programa Nacional de DST/ HIV Aids e, atualmente, está no Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Ecumenismo

O CONIC mantém entre os seus objetivos a promoção das relações ecumênicas entre as igrejas e o fortalecimento do testemunho conjunto das igrejas-membro na defesa dos Direitos Humanos. Para alcançar tal meta, as igrejas que compõem o CONIC vivenciam uma parceria de diálogo, de valorização da vida humana, de amizade fraterna e de convivência enquanto entidades que buscam um caminho comum. Essa promoção do ecumenismo nunca quis, nem o fará, a criação de uma única igreja. Muito pelo contrário. Ecumenismo é caminhar junto na diversidade. Quem entende que o ecumenismo quer criar uma “super religião” não compreendeu o significado de ecumenismo, nem das palavras de Jesus em João 17:21: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. Ecumenismo é isso: um testemunho comum de que, enquanto cristãos, temos muito mais motivos para estarmos unidos do que separados.

Apoie

O CONIC, apesar da importância e papel preponderante na sociedade brasileira, incluindo a participação ativa pela redemocratização do Brasil, as Diretas Já, hoje possui uma equipe bastante enxuta, composta de apenas três pessoas, incluindo a secretária-geral, Romi Bencke. Isso ocorre não por uma questão de opção, mas por falta de recursos que, infelizmente, diminui a cada ano. Para que nossa instituição siga viva, precisamos de apoio.

Você pode apoiar o CONIC de duas formas: orando para que continuemos firmes em nosso propósito e, de modo concreto, doando algum valor para esse Pix: 00721266/0001-23 (CNPJ).

E fica o convite para também acompanhar nosso trabalho nas mídias:

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?