
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) marcou presença estratégica no Tapiri Ecumênico e Inter-religioso, realizado de 11 a 16 de novembro, na Catedral Anglicana de Santa Maria, em Belém. Representado pela diretora Josileide Santos, da Aliança de Batistas do Brasil (ABB), o Conselho reforçou, em cada atividade que esteve representado, a importância da unidade cristã no enfrentamento às crises climáticas e na defesa dos territórios dos povos tradicionais.
Durante os dias de evento, que integrou a programação da Cúpula dos Povos da COP30, o CONIC participou ativamente dos debates que conectaram fé, justiça socioambiental e direitos humanos.

“Não podemos ser omissos diante do clamor da Terra e dos que mais sofrem com as mudanças climáticas. Estar no Tapiri foi reafirmar que as igrejas têm um chamado profético para agir, junto aos povos originários e comunidades tradicionais, em defesa da vida em abundância para todas as criaturas”, afirmou a representante do CONIC.
A participação do Conselho no Tapiri reforçou a visão de que a crise climática é, também, uma questão de fé – e exige respostas concretas das comunidades cristãs. Presente em um dos espaços mais diversos e plurais da COP30, o CONIC ajudou a construir pontes entre diferentes tradições religiosas, evidenciando que a cooperação inter-religiosa é caminho indispensável para a transformação social.

O Tapiri Ecumênico, que contou com a liderança da CESE e dezenas de organizações parceiras – entre elas a IEAB, anfitriã do evento –, consolidou-se como um ambiente de elaboração de propostas e fortalecimento de alianças que seguirão ecoando nas discussões da Conferência do Clima e além.
O CONIC seguirá com a missão de mobilizar igrejas e fieis em todo o país, lembrando que cuidar da Casa Comum é expressão de amor ao próximo e resposta ao chamado do Evangelho.



Sobre o CONIC
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil reúne igrejas de diferentes tradições em torno do diálogo, do testemunho cristão comum e da promoção da justiça e da paz.