“Alegrei-me quando me disseram:
Vamos à casa do Senhor.” (Salmos 122:1)
Brasília, 03 de maio de 2021
O bairro do Pinheiro, em Maceió, estado de Alagoas, abriga, há mais de 80 anos, a Igreja Batista do Pinheiro. O local é muito mais do que um templo religioso. É um espaço de diálogo, acolhida e apoio às famílias necessitadas da região. Também é ponto de encontro da juventude, adultos, idosos, pessoas de todas as idades, independentemente de credo, etnia, orientação sexual, etc. Em mais de oito décadas, a Igreja Batista do Pinheiro leva fé e esperança a muitos.
Após tanto tempo levando Paz e Bem à comunidade na qual está inserida, compartilhando dores e alegrias, unindo famílias, resgatando os desvalidos e trazendo refrigério para muitas almas, esse espaço de culto começa a ver ruir, literalmente, tudo o que está ao seu entorno. Seus membros testemunham, com pavor, a destruição de toda a região ao derredor do templo. Isso estaria ocorrendo, segundo relatos, devido às atividades ligadas à mineração. Notícias veiculadas na imprensa dão conta de que 4 bairros inteiros podem desaparecer em função disso.
O que será das milhares de famílias que deverão ser “realojadas”? Será que não seria o momento de o Governo Estadual frear o que está acontecendo nessa região? Ai daqueles que privam “os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo” (Isaías 10:2). Que este não seja mais um caso onde o Poder Público assista o caos de modo passivo e complacente.
Neste sentido, pedimos que a Igreja Batista do Pinheiro, inserida num desses bairros que podem vir a desaparecer, seja reconhecida e valorizada por toda a contribuição que já deu para a sociedade alagoana. E nós, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), estaremos vigilantes para essa demanda, certos de que nosso apelo será ouvido pelas autoridades.
Por isso, pedimos que seja feito o Tombamento Histórico desta instituição. O referido tombamento seria o merecido reconhecimento do importante trabalho que a Igreja Batista do Pinheiro vem prestando não apenas à sua membresia, mas a todos que vêm até ela procurando pão, abrigo ou consolo – tal como orientado pelo próprio Jesus em Mateus 25:31-46.
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)