Notícias

Covid-19: CEPAL pede retirada das sanções contra Cuba e Venezuela

 
A América Latina e o Caribe não têm outra opção estratégica a não ser avançar para um modelo de desenvolvimento mais sustentável por meio de uma maior integração para mitigar os efeitos da pandemia de COVID-19.
 
A conclusão é do relatório “A América Latina e o Caribe diante da pandemia de COVID-19: efeitos econômicos e sociais”, divulgado pela secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena.
 
No estudo, a CEPAL indica que somente com um novo modelo de desenvolvimento a região evitará voltar a percorrer os caminhos que levaram a uma situação em que os efeitos da pandemia podem não ser apenas devastadores no curto prazo, mas também deteriorar as condições de recuperação e do desenvolvimento.
 
“A saída da crise dependerá da força econômica de cada país; portanto, dadas as assimetrias entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, o papel da ONU, do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial será essencial para garantir o acesso ao financiamento e sustentar o gasto social e a atividade econômica com medidas inovadoras”, considerou.
 
Em particular, o organismo da ONU pede que as sanções impostas a Cuba e à Venezuela sejam levantadas para permitir o acesso a alimentos, suprimentos médicos, exames da COVID-19 e assistência médica. “É tempo de solidariedade, não de exclusão”, indica o documento.
 
O relatório alerta, também, que a crise do COVID-19 coloca em risco a integralidade da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus Objetivos (ODS).
 
Com informações das Nações Unidas
Imagem: Reprodução/Pixabay
 

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?