Notícias

Igrejas propõem celebrações virtuais, e muito criativas, para a Páscoa

 
A Páscoa é um dos períodos mais aguardados do calendário cristão.
 
Muito além de um feriado, Páscoa é a afirmação de que nossa fé está baseada em um fato concreto: Cristo ressuscitou (Lc 24:6 e 1 Cor 15:14).
 
É por isso que, ano após ano, comunidades cristãs do mundo inteiro se reúnem para comemorar esse acontecimento extraordinário. Normalmente, elas organizam as mais diversas celebrações – que geralmente iniciam uma semana antes, no Domingo de Ramos. 
 
Este ano, porém, em razão do necessário isolamento social para conter o avanço do coronavírus (Covid-19), as igrejas tiveram que se adaptar.
 
Tudo com muita criatividade.
 
Confira.
 
 
IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA:
PARÓQUIAS USAM FACEBOOK PARA APROXIMAR FIÉIS
 
 
Paróquias católicas em vários estados irão realizar o projeto “Páscoa nas Casas”. A proposta tem como objetivo ajudar os católicos a celebrarem a paixão, morte e ressurreição de Jesus com intensidade, em suas residências, durante a quarentena.
 
Os fiéis são convidados acompanhar as transmissões das celebrações da Ceia do Senhor, da Paixão, a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa por meio das páginas de cada paróquia no Facebook. Além disso, cada dia terá um símbolo diferente que as famílias são convidadas a colocar em destaque em suas casas.
 
Para o Sábado de Aleluia, 11 de abril, quando é celebrada a Vigília Pascal, são propostos que as famílias coloquem em destaque símbolos que representam a luz e a água. Onde for possível, podem colocar em destaque uma vela ornamentada com uma cruz, pois será o Círio Pascal da família, e também um recipiente com água e um ramo para a renovação das promessas do Batismo, durante a Liturgia Batismal.
 
No Domingo de Páscoa, 12 de abril, o convite é que se prepare um ambiente festivo em casa, para celebrar e confraternizar a ressurreição do Senhor em casa. Também é proposto que as pessoas possam ligar, enviar mensagens de Feliz Páscoa, com o tema “Cristo vive e te quer vivo”, para os amigos, num gesto de proximidade.
 
 
IGREJA PRESBITERIANA UNIDA:
TRANSMISSÕES AO VIVO
 
 
Muitas comunidades da Igreja Presbiteriana Unida (IPU) estão fazendo suas celebrações por meio de transmissões ao vivo em suas redes sociais, ou cultos gravados. Em boa parte delas, o culto de Páscoa será transmitido online.
 
O reverendo Jorge Diniz, pastor da Segunda Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, preparou para a Quinta-Feira Santa uma celebração da Instituição da Eucaristia e Lava-pés, com transmissão ao vivo, às 19h, na página da igreja no Facebook
 
Para esta celebração, foi sugerido àqueles/as que acharem ser um momento oportuno, para que separem uma bacia, um pouco de água e uma toalha - símbolo do serviço -, para lavarem os pés de seus familiares.
 
Já o Presbitério de Salvador (PSVD), que abrange as Igrejas da Bahia e Aracaju, solicitou aos eclesianos/eclesianas que enviassem fotos a partir da pergunta “o que é a Páscoa para você?” para a criação de um vídeo que será divulgado nas redes sociais.
 
 
IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL:
EVANGELHO NA REDE E RECEITAS PARA AS CRIANÇAS
 
 
As paróquias da IECLB também estão criando uma série de atividades durante a Semana Santa, todas virtuais. A ideia é envolver não apenas aqueles que eventualmente frequentam os cultos, mas, sim, toda a família.
 
Quem acompanha o site da igreja não achará estranho encontrar, ali, uma receita de Bolo Ninho para a Páscoa. De culto online às receitas de guloseimas para as crianças, a ideia é unir pessoas em torno de um tema: a ressurreição. 
 
No Sínodo Paranapanema, por exemplo, pastores e pastoras de diferentes comunidades gravaram mensagens alusivas à Páscoa. Depois de editadas, elas serão compartilhadas nas mídias sociais das igrejas locais e no Facebook do Sínodo.
 
“Além disto, enviamos todos os dias, às 7h e às 19h, mensagens de 2 a 3 minutos como forma de estar ao lado dos membros”, explica o pastor Odair Braun (foto acima).
 
 
ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL:
CULTO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
 
 
Desde o início da pandemia, igrejas filiadas à Aliança de Batistas do Brasil já vinham organizando lives para manter os membros alimentados pela palavra do Evangelho.
 
Agora, por ocasião da Páscoa, elas estão organizando celebrações, estudos bíblicos, conforme a realidade de cada comunidade.
 
No domingo de Páscoa, a Igreja Batista Nazareth, em Salvador-BA, fará o culto online da Ressurreição. O evento será realizado em parceria com a Comunidade Cristã Inclusiva da cidade – tudo em ambiente virtual! Haverá transmissão via Facebook.
 
 
IGREJA METODISTA:
REFLEXÕES PARA O PERÍODO PASCAL
 
 
Em tempos de pandemia, a Igreja Metodista também está reinventando a forma de celebrar a fé pelo cuidado com a vida. 
 
Por isso, propõe, de modo online, uma série de reflexões referentes ao período pascal para que os membros possam celebrar, em casa, com as pessoas com quem convive. 
 
“Para quem vive só, não precisa celebrar sozinho, se valha dos recursos digitais para estar junto com quem você ama nesse importante período para a nossa fé cristã”, diz um comunicado no site da denominação.
 
“É certo que as igrejas locais estão pensando em estratégias de celebrar o período pascal, e o Departamento Nacional de Escola Dominical soma-se a esses esforços, oferecendo possibilidades para que vocês se reúnam em casa para além dos cultos com sua comunidade de fé. A casa é um espaço privilegiado para isso”, completa.
 
 
IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL:
KIT DE MÍDIA PARA SER USADO POR TODOS
 
 
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) desenvolveu um kit de mídia gratuito, e disponível para download, para ajudar as congregações a alcançarem suas comunidades durante o período de Páscoa. 
 
As congregações podem usar os recursos em suas redes sociais, gerando oportunidades para conversas pastorais. A igreja também sugere que este material seja divulgado na imprensa local (jornais impressos, sites, rádios, etc.).
 
O Kit de mídia inclui:
1) Mensagem escrita do presidente da IELB, Rev. Geraldo Walmir Schüler
2) Capa para Facebook
3) Post para redes sociais
 
 
IGREJA DA COMUNIDADE METROPOLITANA:
SEPARADOS, MAS UNIDOS
 
 
As Igrejas da Comunidade Metropolitana (ICM) no Brasil e no mundo, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) da prática do isolamento social, criaram roteiros de celebrações online bem criativos. 
 
A ideia é reunir os membros nas plataformas digitais, celebrando juntos e juntas a liturgia pascal. 
 
“Acreditamos que será um momento lindo de comunhão e de renovação da fé, mesmo que fisicamente distantes. A fé consciente e mantenedora da vida em Cristo, nos leva a contribuir com a construção e manutenção do Reino de Deus aqui e agora”, explica a reverenda Alexya Salvador.
 
Vale lembrar que, para todo o mês de abril, a ICM Brasil construiu uma grade de programações alusivas à Páscoa. Cada uma dessas atividades, quando lançadas em rede, estão usando a hashtag #ICMemCasa
 
“Em tempos de pandemia, como igreja, precisamos nos reinventar. No fim das contas, acabamos por perceber que, mesmo separados, nunca estivemos tão juntos”, completa o reverendo Francisco Ferreira Júnior.
 
 
IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL:
PÁSCOA E RENOVAÇÃO DOS VOTOS BATISMAIS
 
 
Para o domingo de Páscoa, às 10h00, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) está preparando um evento online chamado Ágape de Páscoa e Renovação dos Votos Batismais. 
 
Anglicanos e anglicanas, de todos os estados, são convidados(as) a participar através do canal do YouTube da Província.
 
“Prepare os alimentos de sua refeição pascal que serão abençoados e tenha com você a sua Vela da Esperança que será acesa junto com o Círio Pascal”, diz o comunicado da igreja.
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?