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E quando os discursos violentos chegam às escolas?

 
A formação para o pensamento crítico é uma estratégia para escolas e professores blindarem discursos que desrespeitem os direitos humanos
 
Durante uma de suas aulas de Sociologia para uma turma do Ensino Médio, o professor Ricardo* ouviu de uma estudante: “Pra mim, todo gay e lésbica tinha que morrer”. Minutos antes, o docente falava sobre heteronormatividade e pedia para que os alunos refletissem sobre os direitos dos homossexuais.
 
A reação do professor foi imediata. “Falei que aquilo era um desrespeito. Não quis deixar margem para que os demais alunos achassem que aquela postura era aceitável. Adolescentes têm uma forte tendência de comportamento em grupo, entendi que o momento era crucial para marcar na memória deles o porquê da conduta não ser aceita”.
 
O professor conta que recorreu a conceitos sociológicos e referências históricas para “minimizar” o pensamento. “Tem que existir uma correlação de forças na sala de aula construída a partir de uma ciência, de estudo e conhecimento. Temos uma responsabilidade intelectual com o que dizemos”, explica.
 
O episódio aconteceu ainda no clima das eleições... clique aqui e leia a íntegra do artigo.
 
Texto: Ana Luiza Basilio via Carta Educação
Foto: Pixabay

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