Notícias

Países do Hemisfério Norte celebram Semana de Oração

 
Nos países do Hemisfério Norte a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) já começou. Lá, o período tradicional para as celebrações da SOUC foi fixado entre 18 e 25 de janeiro -  tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo. O tema para 2019 é: "Procurarás a justiça, nada além da justiça", baseado em Deuteronômio 16:11-20.
 
No dia 16/01, falando sobre a SOUC, o papa Francisco afirmou que "devemos rezar para que todos os cristãos voltem a ser uma só família, coerente com a vontade divina, que quer 'que todos sejamos um' (Jo 17, 21)". Ele também defendeu que o ecumenismo não é uma "coisa" opcional. Neste sentido, disse que a "intenção da SOUC é amadurecer um testemunho comum e concertado na afirmação da verdadeira justiça e no apoio aos mais fracos, através de respostas concretas, adequadas e eficazes".
 
Indonésia
 
Este ano, o material para a SOUC foi preparado por cristãos da Indonésia. Com uma população de 265 milhões, 86% dos quais se identificam como muçulmanos, a Indonésia é bem conhecida como o país que tem a maior população muçulmana. No entanto, 10% dos indonésios são cristãos de tradições diversas. 
 
O país tem mais de 17.000 ilhas, 1.340 diferentes grupos étnicos e mais de 740 línguas locais, mas ainda assim está unida na sua pluralidade pela língua nacional Bahasa Indonésia. A nação se baseia em cinco princípios chamados Pancasila, com o lema Bhineka Tunggal Ika (unidade na diversidade). 
 
No meio da diversidade de etnias, linguagem e religião, os indonésios têm vivido pelo princípio de gotong royong, que é viver em solidariedade e com colaboração. Isso significa ter partilha nos diversos campos da vida, no trabalho, nas tristezas e festividades, vendo todos os indonésios como irmãos e irmãs.
 
Semana de Oração no Brasil
 
No Hemisfério Sul, portanto no Brasil, as Igrejas celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (este ano será de  2 a 9 de junho). Por aqui, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
 
Em breve, neste link, você terá todas as informações necessárias para celebrar a SOUC no Hemisfério Sul, inclusive informações para a aquisição dos subsídios e o cartaz para download.
 
Desejamos uma santa Semana de Oração aos nossos irmãos e irmãs do Hemisfério Norte.
 
CONIC com agências

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?