Notícias

Edital para o Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), 2026

Edital para o Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), 2026


Em 2026, teremos mais uma Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Assim como nos anos anteriores, contaremos com a participação de vocês, pessoas cristãs de todo o Brasil, no Concurso que irá escolher a arte do Cartaz. Essa mesma arte será utilizada em todas as demais peças gráficas da SOUC 2026.

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC – www.conic.org.br), doravante, neste Edital, apenas CONIC, torna pública a realização do Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2026. A SOUC será de 17 a 24 de maio, Semana de Pentecostes. Para as igrejas-membro do CONIC, membros-fraternos e grupos ecumênicos, esta é uma Semana de afirmação do ecumenismo como caminho para o enfrentamento e superação de todas as formas preconceitos e intolerâncias.

Com a inspiração bíblica na Carta aos Efésios “Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados para a única esperança da vossa vocação” (cf. Efésios 4:4), a SOUC 2026 nos convida a refletir sobre a unidade da Igreja, unidade essa tão ameaçada nos dias atuais por discursos e práticas fundamentalistas. Neste sentido, a SOUC 2026, a exemplo das edições anteriores, segue sendo um chamado para refletir o mandamento de Cristo em João 17, que diz: “que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.

Este edital convida todas as pessoas que se sentem inspiradas a enviar propostas de arte para compor o Cartaz da SOUC. A arte enviada poderá ser, a critério do CONIC, ajustada, adaptada ou até mesmo modificada para compor as peças gráficas da Semana de Oração pela Unidade Cristã, incluindo folders, cartazes, banners, entre outros materiais.

2. CARACTERÍSTICAS DA ARTE

Um pouco do contexto:

Para este ano, as orações e reflexões para a Semana de Oração pela Unidade Cristã foram preparadas pelos fiéis da Igreja Apostólica Armênia, juntamente com os seus irmãos e irmãs das Igrejas Católica Armênia e Evangélica. Estes recursos foram desenvolvidos, escritos e discutidos na histórica sede espiritual e administrativa da Igreja Apostólica Armênia, a Sé Matriz de Etchmiadzin, na Armênia, durante os dias inspiradores da bênção do Muron (óleo sagrado) e da re-consagração da Catedral Matriz, em 28 e 29 de setembro de 2024.

Esta comemoração proporcionou ao povo da Armênia e aos membros do grupo de redação uma oportunidade única para refletir e celebrar a fé cristã comum que permanece viva e frutífera. Estes recursos baseiam-se em tradições seculares de oração e petições utilizadas pelo povo armênio, juntamente com hinos que tiveram origem nos antigos mosteiros e igrejas da Armênia, alguns dos quais datam do século IV. A Semana de Oração pela Unidade Cristã 2026 estende um convite para recorrer a esta herança cristã partilhada e aprofundar a nossa comunhão em Cristo, que une os cristãos em todo o mundo.

A Igreja Apostólica Armênia, reconhecida como uma das comunidades cristãs mais antigas do mundo, desempenhou um papel fundamental na formação da identidade espiritual e histórica do povo arménio durante quase dois milénios. Fundada no início do século IV, com raízes que remontam à era apostólica, esta venerável instituição transcende a organização religiosa; ela personifica a resiliência nacional, o património cultural e a fortaleza espiritual. Além de oferecer orientação espiritual, a Igreja tem salvaguardado as tradições, a língua e os valores armênios, especialmente durante períodos de adversidade e dominação estrangeira.

As origens da Igreja Apostólica Arménia estão profundamente enraizadas nos ensinamentos dos apóstolos Tadeu e Bartolomeu, que evangelizaram a Arménia já no século I d.C. No entanto, foi sob a orientação de São Gregório, o Iluminador, o primeiro católico oficial (patriarca) da Arménia, que o cristianismo começou a florescer. Em 301 d.C., a Armênia tornou-se a primeira nação a adotar o cristianismo como religião oficial sob o reinado do rei Tiridates III, um acontecimento que distinguiu a Arménia como pioneira da fé muito antes da adoção do cristianismo pelo Império Romano.

A Sé Matriz de Santo Etchmiadzin, localizada perto de Yerevan, serve como centro espiritual e administrativo da Igreja Apostólica Arménia. A Tradição Sagrada relata que São Gregório recebeu uma visão divina de Cristo descendo do céu e batendo no chão com um martelo de ouro, designando o local para a primeira catedral armênia. Esta visão levou à construção da Catedral de Santa Etchmiadzin, uma das igrejas mais antigas do mundo, simbolizando o vínculo duradouro entre a Igreja Arménia e os seus fiéis. Ao longo dos séculos, a Sé Matriz tem sido um centro de espiritualidade e autoridade eclesiástica, guiando os fiéis e preservando a herança cristã armênia.

Orientações para a criatividade e a inspiração:

Considerando o contexto acima descrito, propomos alguns elementos importantes que deverão estar no cartaz:

a) No cartaz deve estar presente o texto: “Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados para a única esperança da vossa vocação” (Efésios 4:4)
 
  • A arte deve remeter à ideia da unidade cristã, com elementos orientais da Igreja, podendo fazer alusão à iconografia das igrejas ortodoxas, em especial, à Igreja na Armênia.
  • A arte precisa passar a ideia de unidade na diversidade; unidade e comunhão; unidade entre pessoas cristãs.

3. FORMATO DA ARTE

A arte tem de estar em formato vertical para melhor aplicação nas demais peças gráficas que o CONIC desenvolver posteriormente. Desenhos na horizontal serão eliminados. A arte deve estar disponível em dois formatos: PNG (imagem sem fundo) e PDF (alta resolução).

Vale lembrar que é de inteira e total responsabilidade do(s) autor(es) ou autora(s) da obra inscrita garantir que tal obra, arte, desenho, não viole direitos autorais de terceiros.

4. COMO ENVIAR A ARTE

O arquivo deverá ser enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O envio do e-mail deve ser feito exclusivamente pelo autor ou pela autora da obra, que deverá escrever, no corpo do e-mail, o seguinte texto:

Eu, Fulano Fulana da Silva, inscrito no CPF 000.000.000-00, detentor(a) do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., autorizo, de maneira irrestrita e irrevogável, a utilização e exploração da arte que acabo de enviar para quaisquer fins, sejam eles comerciais ou não, em território nacional e internacional. Também autorizo a reprodução parcial ou integral; edição; adaptação, transformação; tradução para qualquer idioma; inclusão em fonograma ou produção audiovisual; distribuição; utilização, direta ou indireta, mediante execução musical; emprego de alto-falante ou de sistemas análogos; radiodifusão sonora ou televisiva; captação de transmissão de radiodifusão; sonorização ambiental; exibição audiovisual, cinematográfica ou por processo assemelhado; emprego de satélites artificiais; inclusão em base de dados, armazenamento em computador, microfilmagem e demais formas de arquivamento do gênero; quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

Caso haja mais de um(a) autor(a), a mensagem de e-mail deverá ser enviada por um(a) deles(as), mas com cópia para os demais, e o seguinte texto no corpo do e-mail:

Nós, Fulano da Silva, inscrito no CPF 000.000.000-00, detentor(a) do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Fulana da Silva, inscrito no CPF 000.000.000-00, detentor(a) do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., autorizamos, de maneira irrestrita e irrevogável, a utilização e exploração da arte que acabo de enviar para quaisquer fins, sejam eles comerciais ou não, em território nacional e internacional. Também autorizamos a reprodução parcial ou integral; edição; adaptação, transformação; tradução para qualquer idioma; inclusão em fonograma ou produção audiovisual; distribuição; utilização, direta ou indireta, mediante execução musical; emprego de alto-falante ou de sistemas análogos; radiodifusão sonora ou televisiva; captação de transmissão de radiodifusão; sonorização ambiental; exibição audiovisual, cinematográfica ou por processo assemelhado; emprego de satélites artificiais; inclusão em base de dados, armazenamento em computador, microfilmagem e demais formas de arquivamento do gênero; quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.”

Como recompensa pela arte, o CONIC realizará uma entrevista com o autor ou autora da arte escolhida e dará a máxima divulgação ao vencedor/a.

5. PRAZOS

Envio das artes por e-mail: 01/12/2026 a 27/02/2026

Avaliação das artes enviadas: 06/03/2026

Divulgação do(a) ganhador(a): 13/03/2026

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todas as informações deste concurso estão disponíveis em: www.conic.org.br.

Em caso de dúvidas escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?