Encontro da Pastoral Popular Luterana (PPL) debate os 200 anos de presença luterana e mudanças climáticas
Notícias
No dia 31 de maio, a Pastoral Popular Luterana (PPL) realizou um importante encontro virtual, via plataforma Zoom, com o tema "200 anos de Presença Luterana e Mudanças Climáticas". O evento contou com a participação de especialistas e representantes de importantes organizações ambientais, incluindo o climatologista Carlos Nobre - hoje um dos principais nomes no Brasil quando o assunto é Mudanças Climáticas - e Carlos Vicente, que representou a Iniciativa Inter-religiosa pela Proteção das Florestas Tropicais.
Carlos Vicente, representante da Iniciativa Inter-religiosa pela Proteção das Florestas Tropicais, apresentou o trabalho da organização, destacando a importância da colaboração inter-religiosa na proteção das florestas tropicais.
Um dos principais destaques do encontro foi a fala de Carlos Nobre, que abordou a gravidade do aquecimento global e suas consequências. Nobre enfatizou que, se não conseguirmos frear o aquecimento global, chegaremos a um ponto de não retorno. Ele alertou que calamidades climáticas, como as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul este ano, tendem a se tornar cada vez mais frequentes devido à destruição da Amazônia.
Nobre também destacou o número alarmante de pessoas que morrem devido às ondas de calor e apontou que é possível frear o ritmo do aquecimento global por meio da regeneração das florestas. Ele ressaltou que o Brasil tem um papel crucial a desempenhar nesse processo, destacando que projetos colonialistas têm destruído as possibilidades de indígenas conviverem harmoniosamente com as florestas. Segundo ele, os indígenas sabem garantir sua subsistência sem destruir os biomas.
O encontro da PPL foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre a contribuição histórica dos luteranos no Brasil e discutir ações concretas para enfrentar os desafios climáticos, promovendo um futuro mais sustentável e justo para todos.