O Centro Evangélico Brasileiro e Ecumênico de Pastoral (CEBEP) promoveu, dos dias 30 de maio a 1 de junho, a Semana de Atualização Teológica (SAT) que visou discutir e aprofundar as experiências pastorais contemporâneas. A temática do evento teve como eixo a espiritualidade, cidadania e transformação social.
A SAT de 2024 foi um evento histórico para a organização, pois marcou a retomada dos encontros presenciais e pela primeira vez uma igreja local teve a oportunidade de receber o encontro, que aconteceu na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade (DASP).
Foram convidadas diversas lideranças com relevância no cenário protestante histórico brasileiro para serem conferencistas, tais como: Ed René Kivitz, Jorge Camargo, Magali Cunha, Luiz Longuini, Raquel Arouca, dentre outras (confira aqui).
Com mesas temáticas e rodas de conversa, a programação proporcionou uma reflexão teológica e críticas de assuntos sensíveis à sociedade brasileira e que permeiam as realidades das igrejas, tais como:
- Vocação
- Saúde Mental
- Diálogo Inter-religioso
- Questões de Gênero e Afetividade
- Liturgia
- Participação Política
- Justiça Socioambiental
A vivência da espiritualidade teve seu papel de importância nos dias que se seguiram. A Celebração de abertura, os momentos de confraternização, a apresentação da Canção da Terra e a Celebração Eucarística envolveram as pessoas participantes de modo que o sopro de vida e de renovação pode ser percebido.
“O evento proporcionou o reencontro e o estreitamento de vínculos entre as pessoas participantes, um espaço de pertencimento e de acolhida para quem se propõe a seguir o Caminho de Jesus a partir de uma pastoral encarnada, que toca o chão da vida e se compromete com a libertação das pessoas em situação de opressão”, declarou Guilherme Bejo, seminarista da DASP - que esteve presente no evento.