Notícias

Encontro de Planejamento Estratégico do CONIC é realizado em São Paulo

Encontro de Planejamento Estratégico do CONIC é realizado em São Paulo

Pensar em “como queremos ver o CONIC atuando na sociedade brasileira nos próximos anos” e como a instituição deve nortear seus discursos e ações foram alguns dos objetivos do Encontro de Planejamento Estratégico realizado em São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de junho.

A ação, que contou com a presença de representações das cinco igrejas-membro do Conselho, membros fraternos, regionais e comissão teológica, foi a etapa final de um processo que já vinha discutindo o papel do CONIC enquanto instituição ecumênica. 

O resultado de tudo isso será a formulação de um documento que norteie as ações do Conselho para o período de 2023 a 2025.

Histórico

“Antes desse encontro, a gente já vinha fazendo encontros de modo on-line, nos quais todos os stakeholders do CONIC puderam avaliar como veem nossa instituição, considerando os limites e os avanços que nós tivemos nos últimos anos”, explicou a secretária-geral do CONIC, a pastora Romi Bencke. “Definimos linhas de ação pensando num CONIC que consiga estar mais presente no dia a dia das igrejas e, principalmente, na vida daquelas comunidades que fazem parte do CONIC. Retrabalhamos Missão, Visão, Valores, e assim por diante”, completou.

Uma das pessoas que esteve à frente de todo esse processo foi a teóloga e gestora social, Fernanda Desbesel Appelt. Na opinião dela, “esse processo foi bem importante, pois houve muito empenho e participação de diversos grupos e entidades parceiras, o que refletiu numa análise mais realista e aderente às necessidades, dificuldades e potencialidades do CONIC”.

Análise de Conjuntura

Antes de iniciar a reunião em São Paulo, os participantes ainda desfrutaram de um importante momento de análise de conjuntura conduzido pela teóloga e mestre em Ciências da Religião, Angelica Tostes, ao lado do editor de Outras Palavras, Antonio Martins.

Crises humanitárias; guerra Rússia x Ucrânia; fundamentalismo religioso e defesa da democracia foram alguns dos temas trazidos. “O fundamentalismo religioso como projeto de poder é algo que vai além das paredes das igrejas: opera de maneira política, econômica e afeta a vida de todas as pessoas, trabalhadores e trabalhadoras”, disse Angelica, que também falou da importância da polidoxia num mundo onde “ninguém tem o monopólio de Deus”.

Mais informações

Em breve, aqui em nosso site, traremos mais informações sobre nosso Planejamento Estratégico.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?