Não existe teologia que não seja contextualizada, afinal, o humano que a faz sempre está localizado. O que existem são teologias contextualizadas, que nascem em um determinado contexto, e querem se sobrepor às demais, pois entendem que seu contexto é superior aos outros. Isso se chama “colonialismo teológico”.
O livro Teologia Indígena Cristã é um esforço de decolonização teológica, no sentido que busca recolocar as culturas, linguagens e cosmovivências originárias na ordem de importância teológica.
Na dança, no rito, na crença, na fé
Teologia Indígena Cristã é uma obra totalmente inovadora e desafiadora no mundo cristão, particularmente evangélico. Nela, indígenas falam, refletem, desabafam, denunciam, criticam a teologia evangelizadora, enquanto convidam a ouvir Deus do jeito deles: na dança, no rito, na crença, na fé. É um marco na teologia evangélica contextual de nosso tempo.
O livro é uma parceria entre Tearfund Brasil, Editora Saber Criativo e Renovar Nosso Mundo.
Como explicou Sofia Chipana, na live de lançamento do livro, é preciso, de vez em quando, dar uma volta no próprio coração e se re-descobrir, se re-conhecer. Isso ela chama de coraçonar.
Saiba mais sobre essa importante obra em www.editorasabercriativo.com.br