A Aliança de Batistas do Brasil (ABB), igreja-membro do CONIC, realizou, de 17 a 19 de junho, um Encontro de Formação intitulado Cidade dos Cata-Ventos, reunindo lideranças batistas e ecumênicas de todo o Brasil.
Apoio e programação
O evento, que contou com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e da Alliance of Baptists, foi norteado pelo seguinte tema: Fé, Diversidade e Política; que também teve um subtema: Pelo Direito de Viver e Ser. Ao longo desses três dias de atividades aconteceram 2 painéis e 7 rodas de conversa trabalhando temáticas bem enriquecedoras:
1° Painel – Fé e Diversidades (Pra. Odja Barros, Rev. Bob Luiz Botelho e Karine Damasceno – facilitadora); 2° Painel – Fé e Política (Alexya Salvador e Bárbara Aguiar – facilitadora).
1ª Roda de Conversa: Debater as possibilidades de uma igreja sem capacitismo: a fé de corpos com deficiência que sejam aceitos como diferentes e não como corpos a serem curados (Bárbara Lustoza); 2ª Roda de Conversa: Preto no Poder – Embranquecimento de figuras religiosas (Jackson Augusto). Apagamento de mulheres negras da Bíblia (Liz Guimarães) - Metodologias antirracistas para a igreja local e história do racismo na igreja brasileira; 3ª Roda de Conversa: Saúde Mental de crentes LGBTQIA+ e igrejas (Adriana Carla e Marcos Paulo); 4ª Roda de Conversa: Abordagem bíblica pela ótica dos pobres (Pr. Kinno Cerqueira); 5ª Roda de Conversa: Política e Formação de Base: possibilidades de mudança social e a defesa do Estado Laico (Alana Barros); 6ª Roda de Conversa: Mulheres, Fé, Política e Diversidade (Barbara Aguiar e Rayanne Lins)e 7ª Roda de Conversa: – Diálogo inter-religioso (Gilvaneide Santos e Nivia Dias).
Soul Livre
Sediado na Igreja Batista Soul Livre, que fica na cidade dos cata-ventos, Fortaleza, o Encontro deu um exemplo de que a diversidade, ao contrário de causar divisões, pode ser um fator de unidade, respeito e fortalecimento das lutas em prol de uma sociedade mais igualitária.
Participação do CONIC
O CONIC esteve representado pelo seu tesoureiro, Mayrinkellison Wanderley.
Para ele, o encontro foi importante por privilegiar a diversidade aliada à fé e à política. “ABB não apenas pregou a inclusão enquanto direito de todas e todos, mas também experimentou o espírito afirmativo ao ouvir pessoas de diferentes identidades de gênero em suas diversas mesas e grupos de interesses. Como tesoureiro do CONIC, ficou claro o espírito ecumênico e inclusivo das igrejas da Aliança e a necessidade de constante formação para reafirmar essa identidade”.
Compromisso coletivo de resistência
A atual presidenta da ABB, pastora Camila Oliver, também estava lá.
“Após dois anos de reuniões, formações, assembleias e abraços a distância, encontramo-nos em Fortaleza para reafirmar o nosso compromisso, enquanto Aliança de Batistas do Brasil, de seguirmos os passos de Jesus de Nazareth. E, assim, em meio a um cenário de dor, fome, desemprego, racismo, misoginia, LGBTfobia, retrocessos políticos, sociais e econômicos, ousamos anunciar ‘vida plena para todas as pessoas’. Não como um slogan vazio, mas como afirmação de fé, compromisso coletivo de resistência e re-existência conduzido pelo sopro delicado, impactante e revolucionário da Ruah Divina”, concluiu.
Galeria de Imagens
Clique aqui para ver mais fotos do evento.