Vai acontecer, nos dias 9 e 10 de dezembro, via plataforma Zoom, o seminário Mulheres: Fé, Direitos e Justiça. O objetivo é ouvir mulheres de diferentes igrejas e religiões, para mapear ações que promovam a igualdade e a equidade das mulheres, fortalecendo-as em sua cidadania e como filhas de Deus.
“Nós queremos conhecer e articular essas diferentes iniciativas, que são muitas, mas pouco difundidas. Deste seminário será realizada uma publicação que terá como objetivo visibilizar os impactos produzidos pelas tradições religiosas na promoção da igualdade de gênero das mulheres”, explicou a secretária-geral do CONIC, pastora Romi Bencke.
CONTEXTUALIZAÇÃO
No contexto da pandemia de COVID-19, além de toda a sobrecarga de trabalho das mulheres, os índices de violência doméstica aumentaram em 40%, segundo os dados do Disque 180. Durante o período de isolamento social, além de sofrerem a violência, as mulheres e as meninas não tinham acesso aos sistemas de justiça. Ações simples, como o registro de Boletim de Ocorrência, e denúncia dos agressores, foram inviabilizadas. Enfim, um cenário de caos!
Mas também ficamos sabendo de ações isoladas, mas significativas, que igrejas e religiões estavam (e estão) conduzindo no sentido de aliviar esses traumas. Muitas com sucesso. Por isso, queremos:
1) Mapear as iniciativas e ferramentas para o fortalecimento e proteção da vida das mulheres desenvolvidas por comunidades de fé;
2) Analisar o contexto brasileiro em relação à proteção da vida das mulheres;
3) Promover a interação entre iniciativas realizadas por comunidades de fé e identificar formas de atuação conjunta, a fim de ampliar o impacto social e religioso na promoção e defesa da justiça de gênero.
QUANDO E ONDE SERÁ O SEMINÁRIO?
Dias 9 e 10 de dezembro, das 14h00 (abertura da sala) às 18h00.
Plataforma Zoom: o link será enviado apenas para as pessoas inscritas.
INSCRIÇÃO
Para você se inscrever, basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , com seu NOME, IDADE, CIDADE e ESTADO (em que reside).
Também pedimos que, gentilmente, preencha o formulário anexo (clique aqui para baixar) para indicar as experiências, projetos, pessoa responsável e iniciativas de sua organização religiosa que promove a igualdade de gênero das mulheres. Obs.: se você não conhecer nenhum projeto, ou se a sua comunidade não desenvolve algo parecido, não precisa preencher este formulário.
PROGRAMAÇÃO
Para conferir a programação completa do evento, CLIQUE AQUI.