Notícias

IEAB - Solidariedade às famílias das vítimas fatais da COVID-19

 
Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10.10)
 
Ó Deus, nosso Pai Materno, à tua misericórdia confiamos todas pessoas falecidas, que o teu amor infinito abrace toda a Igreja nos céus e na terra. Em especial, lembra-Te de todas as pessoas falecidas, cuja fé só é conhecida por Ti e de todas as que morreram na paz de Cristo e cujo nome gravado em nossos corações apresentamos diante do teu altar. Fortalece ó Senhor, todas as pessoas enlutadas para que tenham confiança em tua misericórdia e enfrentem com coragem e serenidade, os dias futuros; por Jesus Cristo, nosso Senhor que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus agora e para sempre. Amém!
 
Irmãs e Irmãos!
 
A Câmara Episcopal da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) vem expressar sua irrestrita solidariedade às famílias das mais de cem mil vítimas fatais da COVID-19. Nosso compromisso é, acima de tudo com a vida, a partir do próprio desejo expresso por Jesus de que todas as pessoas tenham vida, e mais, vida em abundância. Tal paradigma nos inspira em nossas palavras, em nossas ações e sempre será base do nosso espírito missionário.
 
Temos assistido com estupefação e profunda dor o aumento do número de mortes que colocam o Brasil em segundo lugar como polo epidêmico desta pandemia no mundo. Dói sabermos que esta situação poderia ser evitada se houvesse vontade política, particularmente do Governo Federal, em garantir o cumprimento de medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e o aparelhamento devido do Sistema Público de Saúde.
 
Pelo contrário, o Governo  Federal buscou atender os interesses empresariais e políticos que não querem ver comprometidos seus lucros , e vem cortando o investimento em saúde pública e outras políticas sociais em favor de interesses privados, adotando para isso discursos e atitudes negacionistas. Esta lógica do Mercado antecedeu o valor da vida humana.
 
O resultado dessa desastrosa política, que além de não evitar o desemprego, aprofundou a desigualdade social, aumentou a pobreza e espalhou o luto decorrente destas 100 mil pessoas mortas, em sua maioria, pobres das periferias das cidades, bem como as comunidades indígenas, essas já há muito tempo ameaçadas pelo garimpo e a exploração predatória de suas áreas.
 
A pergunta que permanece é: quem assumirá a responsabilidade por tais mortes? O governo federal transformou o ministério da saúde, por entre a incompetência na gestão da crise e o nepotismo, se converteu em uma arena de vaidades, onde tudo prevalece, menos os critérios científicos e sanitários praticados nos países que tem enfrentado melhor esta crise. A prova disso é estarmos há quase três meses sem um ministro da Saúde efetivo.
 
Ao expressarmos nossas profundas condolências às famílias afetadas, nos comprometemos com as mobilizações populares que visam transformar este luto em luta. Luta pela vida. Luta por justiça, por dignidade, por direitos; pela democracia.
 
Basta de desprezo à vida de nosso povo. Exigimos seriedade e compromisso público das autoridades! Exigimos respeito às pessoas que estão em tratamento, assim como pressa na ampliação de leitos e equipamentos para quem está  em risco. Queremos a  manutenção e ampliação dos auxílios para as pessoas de baixa renda e ações específicas entre os povos indígenas e populações quilombolas.
 
De igual modo, exigimos a obrigatoriedade de ampla testagem da população brasileira, para que possamos efetivamente prevenir o contágio e assim reduzir a curva de infecções, e consequentemente as mortes causadas pela COVID-19.
 
Convocamos todas as pessoas anglicanas a orar e a se solidarizar com as famílias que tem vivido a angústia da perda de seus entes queridos, vítimas pandemia da Covid 19. Cremos no poder da oração, no compromisso com a vida e na força da solidariedade.
 
Câmara Episcopal
 
Bispo Naudal Alves Gomes – Diocese Anglicana do Paraná – Primaz da IEAB
Bispo  Maurício Andrade – Diocese Anglicana de Brasília
Bispo  Francisco de Assis da Silva – Diocese Sul Ocidental
Bispo  Humberto Maiztegui – Diocese Meridional
Bispo João Câncio Peixoto – Diocese Anglicana do Recife
Bispo Eduardo Coelho Grillo – Diocese Anglicana do Rio de Janeiro
Bispa Marinez Rosa dos Santos Bassotto – Diocese Anglicana da Amazônia
Bispa Meriglei Borges Silva Simim – Diocese Anglicana da Pelotas
Bispo Francisco Cézar Fernandes Alves – Diocese Anglicana de São Paulo

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?