Notícias

Monsenhor Elia Volpi: grande impulsionador do diálogo ecumênico

Monsenhor Elia Volpi: grande impulsionador do diálogo ecumênico
 
Monsenhor Elia Volpi nos deixou no último dia 10 de setembro. 
 
Por muitos anos, Monsenhor Elia Volpi foi coordenador da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo, na Arquidiocese do Rio de Janeiro. 
 
Foi ele quem, em 2001, levou a dom Eugênio Sales o pedido das igrejas evangélicas para a organização do Conselho de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro.
 
Na época, Presbiterianos Unidos, Anglicanos, Luteranos e Metodistas, que já conheciam o monsenhor Elia por seu trabalho ecumênico, assinaram um documento, juntamente com várias comunidades Católicas, pedindo ao cardeal dom Eugênio Sales que apoiasse a organização de um Conselho Ecumênico no Rio de Janeiro.
 
Monsenhor Elia foi um dos articuladores daquele movimento. Ele conseguiu a aprovação do arcebispo e o Conselho foi organizado em 2002, se tornando, em 2004, um organismo estadual.
 
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), representado por seu secretário executivo, pastor Ervino Schmidt, presidiu o culto de instalação do Conselho no Rio e deu posse à sua primeira diretoria, presidida por dom Felipo Santoro. 
 
Hoje, passados vinte anos, registramos nossa gratidão e prestamos uma singela homenagem para aquele que, quase sempre nos bastidores, de forma muito humilde e discreta, foi um grande impulsionador do diálogo ecumênico no Rio de Janeiro.
 
"Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mateus 25:23)
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?