Notícias

“Não existe guerra justa ou justificável”, diz presidente do CONIC

“Não existe guerra justa ou justificável”, diz presidente do CONIC

Nesta semana, compartilhamos a reflexão do pastor Inácio Lemke, presidente do CONIC, acerca das muitas guerras e conflitos que vêm sendo travados mundo afora. Na opinião dele, quem lucra com as guerras “são as indústrias bélicas”. Pastor Inácio também acrescenta que tais conflitos fragilizam ainda mais aquelas populações que, historicamente, já foram deixadas às margens do sistema. 

Confira a íntegra:

Saúdo a todas e todos com a paz, a paz que Jesus Cristo nos deixou conforme o evangelista João registrou: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (João 14.27).

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) se orienta nos princípios cristãos e, como tal, denúncia toda causa de injustiça, opressão e violência causada pelo homem contra a boa criação de Deus.

Nosso compromisso é sempre com a vida e com o anúncio de vida plena em segurança. 

Assim como Jesus, que se colocou ao lado dos mais frágeis, acolhendo crianças, doentes, presos, os que tinham fome e que sofriam todo tipo de injustiça, sempre acolhendo a todas e todos com amor, procuramos nos manter fiéis a estes princípios, denunciando a violência e anunciando esperança. 

Guerra entre povos e ou países são expressão de extrema violência. E repudiamos todas elas, com veemência, pois não existe guerra justa ou justificável.

Quem mais sofre em tempos de guerra são, sobretudo, as populações mais pobres e, de forma marcante, crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas e mutiladas. 

Os que provocam as guerras se colocam em segurança em seus palácios e mansões. A elite, em grande parte, se refugia em outros países e aguardam os resultados. E quem lucra são as indústrias bélicas - com suas propagadas enganosas de “promoção da defesa”. 

Como CONIC, apoiamos e nos comprometemos com promotores da paz, para que a paz seja restabelecida logo e entre Rússia e Ucrânia, bem como em todas as regiões que estão oprimidas por conflitos e guerras, em todos os continentes.

A paz precisa ser construída com muito cuidado, tal como Maria cuidou do menino na manjedoura... “o Príncipe da Paz”.

Assim como o menino nasceu por obra do Espírito Santo, assim confiamos na força e no amor de Deus pela criação. Em oração, unimo-nos em clamor pela paz, nesta oração:

Querido e bondoso Deus da Vida, alimenta-nos na esperança!

E que a luz do teu Espírito brilhe e ilumine o coração e a consciência dos que provocaram e provocam estes conflitos pelo mundo a fora.

Que eles encontrem o caminho do diálogo e da convivência.

Sim, como sempre fizestes, pedimos também que proteja os mais frágeis, os mais amados da tua criação. 

E prepare o nosso coração para a solidariedade e acolhimento.

Apague, entre nós, todo tipo de preconceito e exclusão. 

Por Cristo Jesus, amém!

P. Inácio Lemke 
Presidente do CONIC

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?