Notícias

O moralismo tem afastado as pessoas da Cruz de Cristo

 
Por Pr. Nilson Gomes*
 
Paulo, o apóstolo dos gentios, não se incomodou em escandalizar pelo escândalo da cruz judeus/religiosos/moralistas que, pela devoção e zelo à lei, não se abriam para o Evangelho da Graça. Paulo nem se importou que sua reputação fosse pelos ralos daquela religiosidade barata de falsa piedade. Foi firme na carreira que lhe estava proposta e encarou os inimigos da Cruz, destemidamente.
 
Hoje, cresce a cada dia, aqueles que certamente seriam opositores do Apóstolo tão citado, Paulo.
 
Percebemos pregadores que, na tentativa de passar a imagem do “João Batista” de hoje, fazem o contrário do apóstolo dos gentios, mantendo zelosamente sua reputação entre os religiosos, e, atacando “gentios”. Esbravejam “santidade” com capa moralista e, com isso, se julgam defensores da verdade.
 
Entretanto, defender a Verdade é tornar notório o mistério de Cristo. Porque verdade no Evangelho não é um conceito teológico ou filosófico. Verdade não é um compêndio doutrinário, e nem um conjunto de regras que eu tenho que obedecer. Verdade no Evangelho é uma Pessoa, Jesus Cristo (João 14.6).
 
Portanto, defender doutrinas e teologias não significa defender o Evangelho. A teologia deve estar a serviço do Evangelho e não o contrário. Ser moralistalista não é ser um “João Batista”, tampouco significa falar a verdade. Pregar contra o pecado não é atacar quem não anda de acordo com o que eu creio ou da maneira como creio, mas denunciá-lo primeiramente em mim. Como disse o apóstolo dos gentios:
 
“Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. (1Co 9.27)
 
Quanto mais moralista eu for, mais dificultarei o encontro do pecador com a Cruz de Cristo. Denunciar o pecado implica em apontar a Cruz. Na Cruz está estampada a culpa, a maldade e o pecado de todos os homens: ricos e pobres, pretos e brancos, religiosos ou não. Mas ao mesmo tempo, na Cruz está também a inauguração da redenção da humanidade. Daí pra frente, tudo o que precisa é Crer. Porque na Cruz Cristo já fez tudo. Tetelestai.
 
Termino com a frase do @carlosbezerrajr: “a história nos mostra que todo moralista tem um fim trágico”.
 
___
*Nilson Gomes é graduado em Teologia pelo Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos (ICEC), e pela Faculdade Unida de Vitória. Evangelista da Assembleia de Deus ministério do Belém em São Paulo, desenvolve trabalhos de apoio evangelístico e de visitação no campo missionário no Brasil e fora dele.
 
Foto: Pixabay
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?