Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Hoje, o câncer do colo de útero também é abordado no âmbito da campanha.
Celebrada anualmente, a data tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A igreja é convidada a se envolver
Em tempos de pandemia, onde encontros presenciais não são indicados, uma dica do que pode ser feito é compartilhar com os membros de sua igreja notícias e demais conteúdos a respeito do tema. Se sua comunidade mantém um jornalzinho, ali pode ser colocado algum material alusivo ao Outubro Rosa.
Promover debates online, talvez convidando alguém de referência para falar, também é uma boa ideia. E não esqueça de postar, nos grupos de WhatsApp que você participa, dados que falam sobre a importância da prevenção e do autocuidado.
Outubro Rosa é assunto de todos e todas.
Não deixe de falar sobre!
Com informações do INCA
Imagem: Pixabay