Uma pintura religiosa que acredita-se ter sido feita por um cristão japonês há cerca de 400 anos foi descoberta na província de Kanagawa, no Japão.
A pintura foi encontrada em um museu memorial na cidade de Oiso. A instalação é conhecida por sua coleção de itens históricos relacionados aos cristãos japoneses.
Representantes de um museu de história e especialistas examinaram a pintura e disseram que ela foi feita com tinta chinesa em um pergaminho de 22cm de diâmetro por 3m de comprimento de papel japonês washi.
A obra retrata 15 cenas relacionadas a Jesus e Maria, incluindo a Anunciação e o Pentecostes.
A pintura também exibe algumas partes escritas. Uma análise mostra que os escritos são orações latinas que alguém transcreveu de uma forma verbal.
As palavras “o ano de 1592” aparecem no fim do pergaminho. Segundo especialistas, é altamente provável que a pintura foi feita naquele ano. O Cristianismo chegou ao Japão 40 anos antes. Especialistas acreditam que cristãos japoneses da época reproduziram pinturas da religião ocidental para uso em suas orações.
Essa é a primeira descoberta de uma pintura religiosa feita em estilo tradicional japonês.
O vice-diretor do museu de história que analisou a pintura, Osamu Inoue, disse que o trabalho é considerado uma das pinturas mais antigas feitas por um japonês cristão.
Ele também acredita que essa seja a primeira a ser encontrada que inclui orações e que é uma descoberta significativa a qual diz muito sobre a vida religiosa de pessoas comuns na época.
Fonte: NHK World
Foto: Reprodução NHK World